Núcleo de Dança-Teatro apresenta “Quando Você Me Toca”

O Núcleo de Dança-Teatro (Tatá) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza, nos dias 13 e 14, temporada de estreia de “Quando Você Me Toca”. O trabalho será apresentado às 19h, na Sala Carmem Biasoli (Almirante Tamandaré, 275). O espetáculo integra a programação dos 10 Anos dos Cursos Licenciatura em Dança e Teatro da UFPel. A entrada é franca e a classificação é livre.

“Quando Você Me Toca”, novo trabalho do Tatá, explora a superfície do corpo humano, a pele, como elemento de criação artística. A partir do contato entre peles, surgem diferentes sensações e movimentos que atravessam o público, produzem imagens que dançam e materializam a natureza ambígua e ampla do toque. Embora afirme a importância do contato afetivo, do carinho, da ternura e do toque como fonte de vida, o trabalho apresenta essas ideias de modo complexo e aberto. A obra apresenta questões urgentes sobre corpo, gênero, afeto, violência e censura. Esses temas são trabalhados numa linguagem que transita entre a dança-teatro e a performance.

O grupo Tatá foi criado em 2009, sob coordenação da artista e professora Maria Falkembach, como um espaço de criação cênica para alunos dos cursos de Dança e Teatro da UFPel. Desde então montou duas obras que marcaram a cena artística de Pelotas e região: “Tatá Dança Simões” e “Terra de Muitos Chegares”.

Ficha técnica de “Quando Você me Toca”
Direção e dramaturgia: Maria Falkembach
Coreografias: o grupo
Elenco: Carla Araújo, Carolina Pinto, Evelin Suchard, Nadyne Uakti, João Cruz e Sarasvatii Leão
Vídeo: Guilherme Carvalho da Rosa
Trilha sonora: seleção musical de Maria Falkembach com composições de Ana Paula Silva, Chartwell Dutiro, Xavi Tasies, João Pedro Oliveira, Chico Buarque e Villa Lobos.
Canção original: Leandro Maia/Maria Falkembach
Figurino: Taís Prestes
Costureira: Larissa Martins
Iluminação: João Cruz
Pesquisa e criação de material cênico-corporal: Carla Araújo, Carolina Pinto, Evelin Suchard, Nadyne Uakti, João Cruz, Sarasvatii Leão, Gessi Könzgen, Higor Alencaragão, Andrews Vilela, Carol Portela, Cora Caroline, Carlos Escolto Finger, Diane Teleranã, Janete Rodrigues da Silva, Maria Beatriz Borges Conceição, Marina Xavier Paes, Renan Brião, Stephania Lengruber, Paloma Mackeldy, Patrícia Medronha, Taís Prestes, Tainá Madruga Romero, Yuri Pereira e William Melancilva.
Produção e divulgação: grupo Tatá
Realização: Projeto de extensão Tatá – Núcleo de Dança-Teatro
Curso de Dança- Licenciatura – Centro de Artes – UFPel

Publicado em 11/10/2018, nas categorias Destaque, Notícias.