Início do conteúdo

Hospital Escola tem programação do Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, dedicado à conscientização da prevenção do câncer de mama, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), em conjunto com a Liga Acadêmica de Oncologia da UFPel, irá promover diversas atividades com o objetivo de informar a comunidade e incentivar o diagnóstico precoce. Mutirão de consultas e exames, palestras e ações educativas para colaboradores estão entre as atividades da campanha.

Ao longo do mês, as unidades do Hospital estarão decoradas com balões e haverá distribuição de laços cor-de-rosa e marcadores de livros com informações sobre a doença aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Paralelo a essas atividades, será realizado um mutirão para realização de exames clínicos de mama nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a fim de identificar pacientes que necessitem de encaminhamento a exames e médicos especialistas. A primeira será no dia 11, no Fraget, das 14h às 17h, depois no dia 19, no Getúlio Vargas das 8h30min 11h30min e a última no Dunas, das 14h às 17h. Ao todo, serão realizadas 120 consultas.

Nos dias 10, 18 e 25 serão realizadas ações educativas nas salas de espera da Unidade de Oncologia, junto à Faculdade de Medicina, realizadas pelas equipes de assistência do Hospital. Pela manhã, elas serão das 10h às 11h e no turno da tarde, das 14h às 15h.

Para os colaboradores do HE, no dia 22, haverá a palestra “Câncer de Mama – Prevenção e Tratamento” com a médica oncologista Alessandra Notari. Serão oferecidos dois horários para o evento, às 10h e às 14h, no auditório.

Na primeira semana de novembro, no dia 8, ocorrerá o Mini Meeting em Câncer de Mama II, com a médica Cristiane Rios Petrarca como mediadora, às 19h, na Associação Médica de Pelotas, com apoio do HE UFPel. Nesse evento, serão abordados os Avanços no Tratamento do Câncer de Mama Metastático Hormônio Positivo, com a médica oncologista, especialista em pacientes com câncer de mama e neoplasias ginecológicas, do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, Alessandra Morelle. Na ocasião, haverá uma discussão dos casos clínicos em plenária, mediado pela chefe da Unidade de Radioterapia do HE, Claudia Pizarro, e pela enfermeira da unidade de Oncologia e Hematologia, Juliane Golfetto. Além disso, serão apresentadas Atualizações na Abordagem Axilar em Câncer de Mama, pelo chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do HE, Eduardo Reis, e Caso Clínico, com o médico especialista em cancerologia clínica, Bruno Koeck e também “Manejo do Câncer de Mama”, com uma visão multiprofissional.

No dia 10 de novembro, será realizado o Mutirão para Atendimento às Colaboradoras do Hospital para realização de exame clínico de mama, das 8h às 12h, na Unidade de Oncologia. O agendamento prévio deve ser feito no serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST). Serão ofertadas 50 consultas. “A ideia é proporcionar às nossas colegas a oportunidade de uma avaliação clínica para prevenção. Trabalhamos em um hospital, mas muitas vezes acabamos deixando a nossa própria saúde de lado”, destacou a chefe da Unidade de Oncologia, Cristiane Petrarca.

A campanha
O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) é referência regional no tratamento de alta complexidade em Oncologia (oncologia clínica e cirúrgica, onco-hematologia, serviços de quimioterapia e radioterapia, atenção domiciliar e cuidados paliativos) oferecendo à comunidade serviços que visam o atendimento ao paciente de forma integral.

As ações promovidas neste mês, intitulado Outubro Rosa, objetivam o atendimento integral às demandas dos pacientes e suas famílias, bem como a divulgação de informações a respeito do câncer e dos direitos do paciente oncológico, e vão além dos serviços já disponibilizados pelos diversos setores do Hospital.

Publicado em 10/10/2018, nas categorias Destaque, Notícias.