Início do conteúdo

Revista PIXO lança novo número

Foi lançado o número 5 da Revista PIXO – publicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) do segmento de arquitetura, cidade e contemporaneidade. A edição é organizada pelos professores Fernando Freitas Fuão (UFRGS) e Dirce Nigro Solis (UERJ), com a temática “Arquitetura (é) ética? I”. A revista está disponível aqui.

Em breve será lançada a PIXO 6, volume II, sobre a mesma temática, devido à quantidade e qualidade dos artigos enviados.

Está aberto o período de submissão de trabalhos para a PIXO 7, “Fronteiras e Bordas: a investigação do entre na cidade contemporânea”. A temática proposta não trata de limite, da oposição quase alienada do dentro ou fora, exterior ou interior, aberto ou fechado. Mas interessa o entremeio, o dentro e fora ao mesmo tempo, a indeterminação geométrica, a borda e a fronteira. Saiba mais aqui.

A proposta acolhe trabalhos das diversas áreas do conhecimento, podendo dialogar sobre: os conflitos migratórios fronteiriços; os desafios urbanos das cidades-gêmeas de fronteira; as frestas urbanas ocasionadas por inúmeras formas de segregação; as inquietações das bordas citadinas; a relação dos espaços público-privados na contemporaneidade; conurbações; a fronteira entre projeto (conceituação) e construção (realização) das cidades; a fronteira do corpo nas relações sociais; dentre outros.

A submissão de trabalhos, necessariamente inéditos, deverá ser feita pelo sistema (cadastro no PORTAL DE PERIÓDICOS UFPEL), até o dia 18 de novembro de 2018. O autor deverá enviar manuscrito anexado ao sistema sem identificação, após aprovação será solicitada a versão final com a identificação dos autores.

Publicado em 09/10/2018, na categoria Informes Acadêmicos.