PPGs contemplados no edital de internacionalização da CAPES discutem articulação

Representantes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participantes do edital de internacionalização da CAPES – o CAPES PRInt – estiveram reunidos com a reitoria para receber informações e discutir os próximos passos relacionados à articulação trabalho. O encontro também foi momento de celebração: apenas 25 universidades brasileiras foram contempladas e a proposta da UFPel recebeu inúmeras avaliações positivas.

Concebido para desenvolver e implementar a internacionalização das áreas de conhecimento escolhidas pelas instituições selecionadas, o PrInt pretende estimular a formação de redes de pesquisas internacionais. No Rio Grande do Sul, apenas cinco universidades foram contempladas.

Na UFPel, são 13 PPGs incorporados à proposta, que tem atuação nas linhas de Saúde e Alimentos. A Universidade vai receber R$ 17 milhões, em quatro anos, para operacionalizar o trabalho, que inclui aspectos como bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado e contratação de professores visitantes.

A primeira parte do recurso, R$ 8 milhões, deverá chegar em novembro. A partir daí, serão dois anos de trabalho intenso para garantir uma avaliação positiva que permitirá o aporte do restante do valor.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, essa será uma oportunidade de desenvolver um trabalho estratégico na Instituição, que, unindo 13 Programas em um trabalho conjunto, refletirá para aumentar a representação da UFPel nos rankings avaliativos e na projeção de outros PPGs da Instituição.

O coordenador de Pós-Graduação, Rafael Vetromille de Castro, falou sobre a necessidade de realização dos testes TOEFL – de proficiência em língua inglesa -, o oferecimento de um curso de inglês específico para a área da saúde em breve, e a participação da comunidade acadêmica no Seminário Permanente de Internacionalização, que vem desenvolvendo ações no segmento.

Para o coordenador de Relações Internacionais, Maximiliano Cenci, o grupo deverá seguir o trabalho na lógica da integração e da construção temática para executar a proposta com excelência. Para isso, atenção especial será dada a indicadores e estratégias de monitoramento.

Louros
O pró-reitor falou sobre os principais pontos que contaram para a aprovação do projeto, segundo a CAPES. Dentre eles, estão a centralização nas fortalezas da Instituição, a consonância com os Planejamentos de Desenvolvimento Institucional e de Internacionalização da Universidade, a participação de PPGs consolidados e a articulação do projeto.

O reitor Pedro Curi Hallal parabenizou o grupo e ressaltou a importância da conquista para a UFPel, em especial frente a uma acirrada concorrência nas propostas e um momento de redução de investimentos em ciência e tecnologia no país.

Publicado em 28/09/2018, nas categorias Destaque, Notícias.