Início do conteúdo

Fórum Social discute o uso e abuso de substâncias psicoativas

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas conduziu mais uma reunião do Fórum Social, referente a agosto, realizada na Casa dos Conselhos Municipais de Pelotas. O evento reuniu aproximadamente 50 pessoas e contou com uma roda de conversa com o tema Prevenção ao uso de drogas e redução de danos.

O consumo de drogas é um fato histórico em diversas civilizações e é tão antigo quanto o ser humano.  As professoras do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas Michele Oliveira e Valéria Cristina Coimbra comentaram sobre a história do ser humano com as drogas e seus padrões de uso, tais como experimental, recreativo/social, controlado, nocivo/abuso. “Além disso, a dependência é a necessidade psicológica ou física de continuar usando-a. Já a tolerância às drogas é toda necessidade de uma quantidade cada vez maior para que se chegue ao mesmo efeito do uso anterior. Podendo assim, aumentar gradativamente o uso do entorpecente”, alertaram.

Alexandra Pereira, vice coordenadora da Associação Hip Hop, alegou que a desigualdade social, a perspectiva unilateral de tratamento e o baixo investimento na Promoção da Saúde são pretextos para a entrada no mundo das drogas.

Bernardino da Silva, que participa do Conselho da Saúde do bairro Py Crespo há três anos, comentou que “às vezes falta ajuda da comunidade”. Segundo ele, as pessoas não devem manter-se apenas nas pesquisas, mas sim concilia-las com ajuda e apoio que deveriam estar sendo cedidos àqueles que necessitam.

Edson Mesquita, da Central Única das Favelas (CUFA), relatou que “a péssima distribuição de renda pode levar a drogas. Muitas vezes aquele jovem que não tem o que fazer no turno inverso da escola, acaba experimentando uma substância”, e acrescentou: “Além disso, muitos culpam o filho da vizinha, mas o problema pode estar dentro da nossa casa, com nossos exemplos. Somos responsáveis pelos nossos filhos”.

Josué Sousa, estudante de quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas e monitor de Fisiologia, aconselha pensar formas de articular o problema para que ele seja combatido; através da humanização, acolhimento e apoio à essas pessoas para que saiam das margens da sociedade. Além disso, Josué participa do projeto de conscientização à prevenção ao uso de drogas, onde os participantes realizam suas atividades em escolas da cidade de Pelotas e região. E uma das participantes, Larissa Escobar, comentou que “nós vamos lá para ensinar, mas eles que acabam nos ensinando. Foi visto que a maioria dos alunos do ensino médio tinham mais conhecimentos sobre o assunto e já tinham tido algum contato com uma substância, seja ela lícita ou ilícita”.

Sendo assim, não se pode dizer que há uma única razão para que uma pessoa inicie o consumo de algum entorpecente, mas sim vários fatores que podem influenciar na iniciação, com alguns se sobrepondo, apresentando maior incidência, consideraram os participantes.

Como encaminhamento, os integrantes do Fórum Social propuseram que a temática da prevenção do uso de drogas e redução de danos percorresse os bairros da cidade e ao final um fórum de discussão fosse constituído, assim contribuindo com maiores informações sobre os impactos do uso de drogas e alternativas para a redução de danos. As professoras Michele e Valéria, da Faculdade de Enfermagem, irão trabalhar na elaboração de um projeto de extensão que incorpore a demanda e fortaleça a discussão.

Além dos representantes da UFPel, participaram do Fórum Social membros da Central Única das Favelas (CUFA), Associação Hip Hop, Quilombo Algodão, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Redução de Danos, representações de associações e ONGs.

O Fórum Social é um espaço de natureza participativa, que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada perante à UFPel, visando que a instituição possa acompanhar, assessorar e a propor, junto com as entidades, ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania, no âmbito da região. As reuniões acontecem mensalmente e as pautas das plenárias são construídas em conjunto com os membros do Fórum. A próxima reunião ocorrerá nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, às 15h, no Auditório da Associação Beneficente de Aposentados e Pensionistas de Pelotas, localizado na rua Almirante Barroso, 1582.

Publicado em 25/09/2018, nas categorias Destaque, Notícias.