Início do conteúdo

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ONU realiza evento na UFPel

O Núcleo Regional Sul dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/PNUD/ONU, realiza nesta terça-feira (25), às 14h, no Centro de Integração do Mercosul/UFPel (auditório Simon Bolívar) o 1º Workshop ODS. Na programação estão previstas a apresentação do Plano Regional ODS pela Comissão Regional, composta por voluntários, que desenvolvem os trabalhos junto ao Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (COREDESUL) e palestras relacionadas aos temas Saúde, Erradicação da Pobreza, Meio Ambiente, Educação, Igualdade de Gênero, Paz e Justiça.

De acordo com Maurício Pinto da Silva, professor da UFPel e membro da Comissão Regional, os 193 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) têm orientado suas decisões seguindo a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015) e, agora com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS (2015-2030). De acordo com ele, lançada em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na Assembleia Geral da ONU, a agenda é composta por 17 Objetivos, que incluem erradicar a pobreza; a fome; assegurar educação de qualidade; água e saneamento; paz e justiça; igualdade de gênero; vida sobre a terra; energias renováveis, numa perspectiva de serem perseguidos por todos os países do até 2030 – conheça mais aqui.

Entre os palestrantes estarão o engenheiro André Luiz Vieira Correa de Oliveira, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Mirim – São Gonçalo; Maria Eulalie Fernandes, do Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá; e a professora Maristela Kellermann, diretora da Escola do Sesi/Pelotas. O tema saúde e bem-estar será abordado por Raquel Guterres, Graziela Ramalho e Angélica Cavalin – Grupo de Trabalho Inter setorial Municipal; Marcelo Malizia Cabral, juiz coordenador do CEJUSC e Marília Reis Gonçalves, gestora do CEJUSC; além de Diná Lessa, assistente social do Núcleo de Responsabilidade Social da EMBRAPA e GAMP, que abordará a temática Igualdade de Gênero.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link, ou no local, de acordo com a disponibilidade de lugares.

1º Workshop ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicado em 24/09/2018, nas categorias Destaque, Notícias.