Início do conteúdo

Seminário na UFPel reflete sobre a prática pedagógica

A UFPel está realizando nestas terça (18) e quarta-feiras (19) o Seminário Internacional de Educação Superior. O evento aborda as práticas pedagógicas universitárias no cenário dos contextos emergentes, compõe o Projeto RIES/Pronex/Fapergs/CNPq e dá continuidade aos dez anteriores realizados pela Rede Ries (Rede Sul Brasileira de Investigadores de Educação Superior). O encontro congrega instituições públicas e privadas de abrangência nacional e internacional.

Na abertura do evento, ocorrida no começo da tarde desta terça-feira, no Auditório 2 do Centro de Artes, a mesa foi composta pelo vice-reitor da UFPel, Luís Amaral, pela representante da Reitoria da Unipampa, Paula Selbach, pelo reitor do IFSul, Flávio  Nunes, pela pró-reitora de Graduação da UFPel, Maria de Fátima Cóssio,  pelo diretor da Faculdade de Educação da UFPel, Rogério Würdig, pela coordenadora do PRONEX/RIES, Marilia Morosini, e pela coordenadora executiva do XISIES, Maria Isabel da Cunha.

A coordenadora executiva do Seminário diz que o evento é para uma profunda reflexão dentro dos desafios que se apresentam na realidade latino-americana. “Refletir sobre a prática pedagógica é o nosso compromisso”, observou Maria Isabel.

Conforme a organização do Seminário, o evento discute e debate propostas para os novos contextos que vêm caracterizando a educação superior na América Latina. Pretende dar respostas a questões centrais como que movimentos e estratégias são produzidos nas instituições de ensino frente às políticas de expansão, quais movimentos e estratégias os novos professores produzem para a constituição da sua atividade docente na educação superior e quais os novos estudantes, no contexto da expansão, produzem para o acesso, a persistência e o sucesso na educação superior.

O encontro debate, ainda, que impactos se observam nas práticas pedagógicas, que movimentos de produção do conhecimento estão sendo constituídos nas novas modalidades acadêmico-organizativas das IES e que redes de colaboração em pesquisa estão sendo formadas para ampliar a internacionalização.

O 11º Seminário lança mão da reflexão de pesquisadores e especialistas, bem como ouve a base investigativa representada por professores e estudantes de cursos de pós-graduação.

Está organizado a partir de eixos como prática pedagógica e internacionalização; prática pedagógica e currículo; prática pedagógica e a aula universitária; prática pedagógica e a gestão acadêmica; e docência e contextos emergentes.

Saiba mais no site do evento.

Programação:

Terça-feira, 18
13h: Credenciamento
14h: Abertura com a presença de autoridades acadêmicas
Hora Cultural
Local: Auditório 2 do Centro de Artes da UFPel
15h às 16h:
Conferência de abertura: As Redes acadêmicas e a prática pedagógica na Universidade em contextos emergentes
Dra. Denise Leite (UFRGS)
Intervalo
16h15min às 18h15min:
Painel: Prática pedagógica e Internacionalização: os desafios dos contextos emergentes
Profa. Dra. Marilia Morosini (PUCRS)
Prof. Dr. Daniel Mato (UNTREF/Argentina)
Intervalo
18h30min às 20h30min:
Painel: Prática Pedagógica e Gestão Acadêmica: os desafios dos contextos emergentes
Profa. Dra. Julia Denazis (U. Nacional de Avellaneda/Argentina)
Profa. Dra. Maria de Fátima Cóssio (UFPel)
21h: Jantar por Adesão.

Quarta-feira, 19
8h30min às 12h: Sessões de apresentação de trabalhos
Local: Salas do Instituto de Ciências Humanas (ICH)
14h às 15h30min:
Painel: Prática Pedagógica e Currículo: os desafios dos contextos emergentes
Prof. Dr. Alfredo Veiga Neto – (UFRGS)
Prof. Dr. Mauricio Vitória Fagundes (UFPR/Litoral)
Intervalo
15h45min às 17h30min:
Painel: Prática Pedagógica e a aula universitária: os desafios dos contextos emergentes
Profa. Dra. Eliane Schlemmer – (UNISINOS)
Dra. Sandra Regina Soares – (UNEB)
18h: Encerramento

AUDITÓRIO 2 DO CENTRO DE ARTES – UFPel
Rua Álvaro Chaves, nº 65 – Porto, Pelotas/RS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (ICH) – UFPel
Rua Alberto Rosa, nº 154, – Porto. Pelotas/RS.

 

Publicado em 18/09/2018, nas categorias Destaque, Notícias.