Início do conteúdo

Mostra de Cursos aproxima Universidade de estudantes do Ensino Médio

Verdadeiros emissários da paixão pelos seus cursos, professores e alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentaram aos visitantes da 2ª Mostra de Cursos promovida pela Instituição o papel de suas graduações, projetos, pesquisas e formas de atuação. Os participantes – principalmente estudante do Ensino Médio de Pelotas e região -, puderam conhecer um pouco mais sobre os cursos, tirar dúvidas e até mesmo definir seu futuro.

“Só com a conversa que tive com o pessoal aqui, já consegui melhorar minhas ideias sobre qual curso seguir”, garante Lucas Gadea, 24 anos, que faz curso preparatório para o Enem. Ele chegou a ingressar no curso de Engenharia Mecânica, mas percebeu que não era o que desejava seguir. Na Mostra de Cursos, ele pôde se aproximar das graduações em Medicina Veterinária e Zootecnia, entre as quais está em dúvida. “Vim para focar e tentar decidir. Muita gente tem dúvidas. Uma iniciativa essas é ‘show de bola’”, opinou.

Os colegas João Vitor da Rosa, 17, Dion Gustavo Oxley, 18, e Mateus Dias, 18, da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, do Capão do Leão, aprovaram o evento por proporcionar conhecer todos os cursos existentes, saber que tipos de atuação profissional podem ter e jogar luz sobre suas ideias para o futuro.

Os professores da Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Padre, Magda Alves, de Geografia, Lia Beatriz Storch, Português, e Josué Eicholz, História, acompanhavam um grupo cerca de 50 alunos do segundo e terceiro anos do município de Arroio do Padre. Segundo eles, a Mostra é um espaço construtivo para os estudantes. “As falas nas Rodas de Conversa foram muito boas, tanto nas informações técnicas quanto motivacionais, incentivando o aluno a buscar aquilo que gosta”, destacou Eicholz. Para Lia, a aproximação é importante porque o estudante da escola pública almeja ingressar na UFPel.

O professor do Departamento de Filosofia da UFPel, Evandro Barbosa, era um dos docentes que participaram do encontro mostrando a atuação de seu curso. De acordo com ele, espaços como a Mostra oportunizam ao estudante sair do Ensino Médio conhecendo o leque de opções que a UFPel oferece. “Auxilia a decidir, com um primeiro contato, o que mais interessa a eles. Integra a Universidade com a comunidade, esclarece, suscita a curiosidade e mostra o que esperar de uma graduação”, destacou.

Além dos espaços de demonstração de cada curso, a Mostra teve Rodas de Conversa que ficaram lotadas. O encontro teve também a participação da Orquestra da UFPel, que atraiu olhares e ouvidos dos visitantes e da comunidade universitária.

Alcance
A organização do evento, liderada pela professora Eleonora Santos, avaliou o encontro como um sucesso, por reunir um grande volume de participantes e pela adesão ainda maior de cursos em comparação com a primeira edição do evento, que ocorreu na Feira do Livro, em um momento em que as escolas estaduais estavam em greve. Estima-se que mais de 150 pessoas estiveram no local apenas no turno da manhã, e as Rodas de Conversa precisaram de sessões extras para atender todos os interessados. Estiveram presentes educandários de Pelotas e região. “O evento está se consolidando”, avaliou.

 

Veja a Galeria de Fotos do evento aqui.

Publicado em 18/09/2018, nas categorias Destaque, Notícias.