Início do conteúdo

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2018-2020 tem abertura oficial

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (PRE/UFPel) realizou recentemente a abertura oficial das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no período 2018-2020. O PIBID é uma iniciativa do Ministério da Educação, sob a coordenação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e destinado à formação docente.

Desde 2007 a UFPel participa do PIBID, incentivando o processo formativo a partir da realidade das escolas públicas municipais e estaduais de Pelotas, com o objetivo de promover a integração entre a educação superior e a educação básica, favorecendo a qualificação da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da UFPel.

A coordenadora institucional do PIBID é a professora Vanessa Caldeira Leite, que acompanha 11 núcleos – Artes Cênicas (Teatro e Dança), Artes Visuais, Química e Ciências Biológicas, Física e Matemática, Ciências Sociais e Filosofia, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Português e Pedagogia, com 267 bolsistas e 33 professores supervisores das escolas parceiras do município e do Estado.

Esse projeto foi uma construção conjunta entre a UFPel e escolas da Rede, tendo com principal objetivo a formação dos acadêmicos e a melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estejam abaixo da média nacional (4,4).

O lançamento do PIBID 2018-2020 na UFPel ocorreu no dia 27 de agosto, no Auditório da Faculdade de Direito.

Publicado em 12/09/2018, na categoria Notícias.