Ingleses fazem Summer School na UFPel, na área de Música e Cultura

Quatro estudantes e dois professores da Bath Spa University, da Inglaterra, estão realizando uma Summer School, na área de Música e Cultura, na UFPel. Os acadêmicos Alice Brookes, Joshua Decordova, Savannah Rae Squair e Jazz Nesbitt Larking e os professores Matthew Spring e Adam Biggs, da Escola de Música da universidade inglesa, chegaram na UFPel nesta semana e ficam até o fim de setembro.

Eles estão cumprindo uma intensa agenda, organizada pela Coordenação de Relações Internacionais (CRInter). Entre as atividades estão aulas da disciplina de Patrimônio Cultural com a professora Louise Prado, do curso de Antropologia; aula de história de Pelotas com o professor Fábio Vergara; aula de Corpo dança e Brasilidade com a professora Maria Falkembach e com o professor Thiago Amorim; presença nos ensaios da Osufpel e do Clube de Choro, sob coordenação do professor Rafael Velloso; presença nas atividades do Pepeu, sob coordenação do professor Zé Everton; aulas de Português para Estrangeiros, sob coordenação da professora Vanessa Damasceno; visitas ao Centro Histórico, Museu do Doce, Biblioteca Pública, Mercado Central, Museu da Baronesa e praia do Laranjal; e visita a uma terreira de umbanda para complementação da disciplina de patrimônio cultural.

O roteiro de atividades inclui ainda visita à Charqueada São João para passeio e apresentação da Dança dos Orixás da  Cia. de Dança Afro Daniel Amaro; presença em ensaio do Abambaé, Cia de Dança; visita à Casa do Tambor; aulas de Etnomusicologia e confecção de instrumento musical, sob coordenação do professor Mario Maia; presença em jogo do Brasil de Pelotas; presença em atividades da Semana Farroupilha, com apoio da Secult (desfile e almoço em CTG); presença em apresentação da Dona Sirley Amaro, Mestra Griô; rodas de conversa em inglês com apoio do IsF; presença no Samba do Mercado; presença no Festival de Violão, sob coordenação do professor Thiago Colombo; participação em ensaio do Grupo Tholl; aula de música e cultura pomerana com o estudante Danilo Kuhn; e visita a uma escola de samba, sob coordenação do professor Thiago Amorim.

Todas as atividades estão sendo realizadas em inglês pelos professores envolvidos, com suporte de uma equipe de apoio formada por estudantes voluntários da UFPel, que estão acompanhando o grupo e atuando como facilitadores de comunicação.

Eles foram recebidos pelo reitor Pedro Hallal, no começo da semana, no Gabinete, para uma breve apresentação.

A atividade foi possível pela ação do professor Leandro Maia, do curso de Música Popular da UFPel, que está realizando seu doutorado na Bath Spa University. Em julho, ele esteve na UFPel e procurou a CRInter para propor a organização da Summer School para alguns estudantes daquela instituição inglesa. Desta forma, foi feita a seleção e apontados os acadêmicos e docentes que viriam ao Brasil para a atividade.

Publicado em 12/09/2018, na categoria Notícias.