Início do conteúdo

Prorrogadas inscrições para Oficinas do Circuito APRENDIZagem

Foram prorrogadas, até esta quinta-feira (13), as inscrições para as oficinas do Circuito APRENDIZagem. As oficinas são promovidas pela Faculdade de Educação e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) com a proposta de fomentar a autorregulação para aprender. A iniciativa é destinada a estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

As inscrições podem ser feitas através do preenchimento do formulário de inscrição. Serão disponibilizados certificados aos participantes com 75% de frequência via Cobalto.

As coordenadoras da iniciativa são a professora Lourdes Maria Bragagnolo Frison e a assistente social Amélia Rodrigues Nonticuri.

Oficinas

1- Ateliê (auto)formativo: os sentidos de estar na Universidade
Responsável: Júlia Guimarães Neves
Número de encontros: 4
Datas dos encontros: 3/10, 10/10, 17/10 e 24/10 – quarta-feira
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 20h
Participação: Encontros Presenciais – Grupo fechado – 20 vagas
Ementa: Esta oficina se inscreve com a intenção de constituir-se em espaço de reflexão, empreendida por estudantes de cursos de graduação da Universidade, em diálogo consigo e com os demais participantes, a fim de (re)construir e (re)significar os sentidos do Ensino Superior. Com esta oficina, vislumbramos as possibilidades formativas do sujeito que se coloca em exercício reflexivo em relação a sua trajetória enquanto estudante de graduação de uma Universidade Pública, na produção de sentidos a sua caminhada e construção do seu projeto de vida.

2- Estratégias autorregulatórias para a resolução de problemas matemáticos contextualizados
Responsável: Amanda Pranke
Número de encontros: 5
Datas dos encontros: 5/10, 19/10, 26/10, 09/11 e 23/11 – sexta-feira
Horário: 14h às 18h
Participação: Encontros Presenciais – Grupo fechado – 25 vagas
Carga Horária: 20h
Ementa: A oficina objetiva construir um espaço de reflexão e aprendizagem de estratégias autorregulatórias para a resolução de problemas matemáticos contextualizados. Com esta oficina, vislumbramos a possibilidade de superação das dificuldades encontradas pelos estudantes na disciplina de Cálculo, percebendo a aplicabilidade da Matemática e com isso aumentando a motivação para a conclusão do curso de graduação.

3- Geografia do acolhimento universitário na cidade
Responsável: Liz Cristiane Dias
Número de encontros: 3
Datas dos encontros: 13/09, 27/09 e 04/10 – Quinta-feira
Horário: 8h30min às 12h
Carga Horária: 12h
Participação: Encontros Presenciais – Grupo fechado – 40 vagas
Ementa: Essa iniciativa em formato de oficina visa promover aos alunos ingressantes o reconhecimento da UFPel, a fim de que os mesmos estabeleçam, mais facilmente em seu cotidiano práticas sócio-espaciais que propiciem o reconhecimento, a apropriação e o pertencimento ao ambiente universitário.

4- O estudante após o ingresso na universidade: reflexões e tensionamentos
Responsáveis: Veridiana de Lima Gomes Krüger e Igor Mendes Krüger
Número de encontros: 2
Datas dos encontros: 25/09 e 02/10 – Terça-feira
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 8h
Participação: Encontros Presenciais – Grupo fechado – 20 vagas
Ementa: O ingresso à universidade representa um novo ciclo na vida dos (das) estudantes. Um novo contexto, novos vínculos sociais, novos desafios, novas responsabilidades… que, ao serem interpretados como obstáculos instransponíveis, paralisam e comprometem a permanência dos (das) acadêmicos (as) na instituição. Assim, convida-se os (as) estudantes a refletirem a respeito das dificuldades com que se deparam no ambiente acadêmico. Dessa forma, esta oficina visa promover um diálogo sobre as possibilidades de enfrentamento às dificuldades que se colocam na caminhada acadêmica, com a intenção de incentivar que os (as) universitários (as) tornem-se agentes dos seus percursos formativos.

5- Pandora: vamos falar das emoções?
Responsável: Lisandra Osório
Número de encontros: 1
Datas do encontro: 01/10 – Segunda-feira
Horário: 17h às 19h30min
Carga Horária: 3h
Participação: Encontros Presenciais – Grupo fechado – 12 vagas.
Ementa: A vida está constantemente nos transformando, produzindo em nós outros modos subjetivos de ser e estar no mundo. A vida na Universidade, as relações afetivas, as dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia, vínculos e necessidades de inúmeras naturezas, desenham em nós linhas de fuga. Dessa forma, esta oficina visa desenvolver um diálogo sobre fatores de risco e de proteção que, envolvem a depressão e a ansiedade no ambiente acadêmico, com o objetivo de criar frestas de ar para pensarmos o bem viver.
A oficina consiste em experimentações da arte, da filosofia e da ciência para a expressão de angústias, medos, mas também desejos e possibilidades de respirar aspectos que potencializem a VIDA.

6- Desenvolvendo habilidades sociais para a comunicação escrita
Responsável: Profa. Taís Bopp da Silva
Número de encontros: 1
Data do encontro: 08/11 – quinta-feira
Horário: 13h30min às 17h30min
Carga Horária: 4 horas
Participação: encontro presencial – grupo fechado – 15 vagas
Ementa: Habilidades sociais constituem um conjunto de competências que facilitam a iniciação e a manutenção de relacionamentos sociais positivos, contribuindo para a aceitação e o ajustamento social satisfatórios do indivíduo (Gresham, 2017). Comportamentos socialmente habilidosos são, portanto, essenciais para a comunicação, já que esta constitui o amálgama de toda relação social. Esta oficina pretende trabalhar habilidades de comunicação interpessoal aplicadas a mensagens escritas. Serão abordados desde aspectos formais das mensagens (correção gramatical, clareza, fórmulas de cortesia e de polidez) até o conjunto de habilidades para tornar a comunicação eficiente e assertiva (iniciar e encerrar conversa, fazer e responder perguntas, discordar, gratificar, elogiar bem como dar e receber feedback). A oficina, em um primeiro momento, apresentará modelos de comunicações habilidosas e desenvolverá o conceito de habilidades sociais.

Posteriormente, os participantes serão levados a colocar em prática os conhecimentos e habilidades aprendidas.

7- Como aprender na universidade?
Responsável: Luciana Toaldo Gentilini Avila
Número de encontros: 5
Datas dos encontros: início no dia 14/09 (sexta-feira) – término a combinar
Horário: 10h às 12h
Carga horária: 20h
Participação: encontros presenciais – grupo fechado – 5 vagas
Ementa: Visa oportunizar a estudantes universitários a ampliação e elaboração de estratégias autorregulatórias para aprender os conteúdos acadêmicos.

Publicado em 11/09/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.