UFPel realiza maior evento sobre microeletrônica no Brasil

Encerra-se nesta sexta-feira (31), em Bento Gonçalves (RS), o maior evento nacional na área de microeletrônica, o Chip in the Pampa, promovido pela Universidade Federal de Pelotas. A atividade é organizada por professores do Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) e do Video Technology Research Group (ViTech), ligados ao Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel.

Ocorrendo desde segunda-feira (27), o Chip in the Pampa agrega sete eventos: o 31st Symposium on Integrated Circuits and Systems Design (SBCCI), o 33rd Symposium on Microelectronics Technology and Devices (SBMICRO), o 18th Student Forum (SFORUM), o 8th Workshop on Circuits and Systems Design (WCAS), o 3rd International Symposium on Instrumentation Systems, Circuits and Transducers (INSCIT), o Fórum de Educação em Engenharia de Computação (FEEC) e o Fórum de Negócios.

Cerca de 350 participantes de diferentes pontos do Brasil e de diversos países do exterior estão participando do evento. São seis tutoriais, oito palestras convidadas, três keynotes e 181 trabalhos apresentados, sendo 136 apresentações orais e 45 apresentações de pôsteres. Neste ano o evento contou com uma importante novidade: um painel para discutir os desafios das mulheres que atuam na microeletrônica. O evento também possui uma feira tecnológica, com sete expositores, além de um estande da UFPel.

Dez professores e cerca de 50 alunos da UFPel estão participando do evento, ajudando na organização e apresentando 15 trabalhos nos eventos.

Segundo o coordenador do evento, professor Luciano Agostini, o destaque é da pesquisa em microeletrônica na UFPel: “É uma alegria liderar esse time de professores e alunos na transposição desse enorme desafio que é organizar um evento científico. Fiquei muito orgulhoso e feliz com o elevado número de estudantes da UFPel participando do evento, apresentando seus trabalhos, ajudando nas tarefas de organização e assistindo as apresentações. Penso que estamos semeando um grande futuro com essa nova geração”.

Os eventos que compõe o Chip in the Pampa são promovidos por diversas sociedades científicas nacionais e internacionais, como a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Sociedade Brasileira de Automática (SBA), a IEEE Circuits and Systems Society (CAS), IEEE Electron Devices Society (EDS), IEEE Instrumentation and Measurement Society (IMS), IEEE Council on Electronic Design Automation (CEDA), ACM Special Interest Group on Design Automation (SIGDA) e International Federation for Information Processing (IFIP) WG 10.5.

O evento recebeu apoio da CAPES, da FAPERGS, do CNPq e também recebeu o patrocínio de empresas como Synopsys, Cadence, Keysight, NXP, Eldorado, IMEC e CEITEC.

Mais informações sobre o evento, bem como toda a sua programação técnica, podem ser encontradas neste link. https://wp.ufpel.edu.br/chipinthepampa2018/

Publicado em 31/08/2018, na categoria Notícias.