UFPel institui Conselho de Planejamento e Administração

O Conselho Universitário (Consun) aprovou nesta semana resolução que institui o Conselho de Planejamento (Coplan) da UFPel. A proposta, que é mais um ponto programático da atual gestão da Reitoria, pretende garantir transparência, participação e inclusão da comunidade universitária nos atos de administração e na construção de diretrizes para o futuro, instituindo uma prática político-administrativa legitima e efetivamente democrática na UFPel.

A proposta se origina da percepção coletiva de que a Universidade acumulou, ao longo de sua história, hiatos administrativos que empoderam a Administração, constatadas, direta ou indiretamente, através das poucas ações administrativas que passaram por consulta e construção participativa. Soma-se a isto, o atual contexto da comunidade acadêmica da UFPel, cuja mudança no perfil de discentes e servidores, tornou a Universidade absolutamente diversa e que lhe impõe o desafio constante de ser crescentemente inclusiva, multicultural e acolhedora.

Entretanto, segundo o reitor Pedro Hallal, esta medida de efetiva descentralização do poder decisório na UFPel, assim como foi a retirada de voto dos pró-reitores do Consun, deve ser creditada a uma proposta construída pela categoria dos estudantes da UFPel, o que deve ser reconhecido.

Em síntese, o Conselho de Planejamento é uma estrutura de decisão dinâmica, horizontal e inclusiva, constituído como órgão consultivo e propositivo, composto de modo paritário entre as categorias, que avalia, orienta, emite e encaminha pareceres aos conselhos deliberativos e à Administração da Universidade, temas de relevância para seu planejamento.

O Coplan se constitui de um Comitê de Articulaçãode longa duração e de múltiplos Grupos Temáticosde curta duração. O Comitê é responsável por deliberar sobre questões expeditas e por estabelecer os Grupos de acordo com temas. Cada Grupo reúne integrantes selecionados por área de formação ou atuação e pode contar com membros externos. A efemeridade dos Grupose a grande abrangência da seleção de seus integrantes, assim como a heterogeneidade da composição do Comitê, garantem que qualquer pessoa da comunidade acadêmica da UFPel possa vir a ser conselheiro de planejamento.

O próximo passo para constituição do Coplan será a realização de processos eleitorais para mandatos ao Comitê de Articulação, que serão organizados a partir do representante designado pela Proplan, cujas eleições ocorrerão por categoria, por representação geográfica e do representante externo escolhido no Fórum Social da UFPel. A partir da constituição do Comitê de Articulação, temas atinentes ao Coplan poderão ser submetidos pela Administração, pelos Conselhos Superiores ou pela Comunidade Universitária, para os quais serão organizados Grupos Temáticos específicos a cada tema.

O Coplan será organizado a partir da Secretaria dos Conselhos da UFPel, local onde deverão ocorrer as primeiras reuniões e eleições.