Etapa Propositiva do PDU terá Evento de Lançamento no dia 30

As Unidades Acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão chegando à segunda parte do seu Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU): a etapa propositiva. Depois de realizarem seu diagnóstico – cujo prazo para entrega finaliza no dia 10 de setembro -, as Unidades passam ao momento de dizer o que de fato querem no seu planejamento. Para marcar a transição e apresentar conteúdos e orientações relacionados ao PDU, a Coordenação para o Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial (CDIT) realiza um evento no dia 30, às 16h30min, no Auditório Térreo do Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202). Estudantes, professores e técnico-administrativos são convidados a participar.

No encontro, serão apresentados o Guia para Elaboração do PDU, com ênfase na etapa propositiva, e o chamado Jogo da FOFA – sigla que reúne os elementos Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças – matriz de análise que contribui na elaboração de planejamentos. Também será lançado o vídeo “Elaboração Participativa do PDU”, criado em parceria entre CDIT, Laboratório de Audiovisual do curso de Jornalismo e colaboradores.

Na ocasião, o reitor Pedro Curi Hallal e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres, falarão sobre Gestão Universitária e os PDUs. Também será apresentada a Agenda de Visitas da Reitoria às Unidades Acadêmicas.

Definindo o futuro da Unidade
O PDU é o principal instrumento de descentralização do planejamento universitário. A existência de PDUs permite que as decisões que interferem no futuro da Universidade sejam tomadas com ampla participação de seus professores, estudantes e técnico-administrativos. Isso significa que as pessoas podem e devem expressar no PDU o que desejam para o futuro próximo, estabelecendo metas de curto prazo, e indicando o que cada um precisa fazer para que essas metas sejam alcançadas.

Por meio do PDU, os problemas são identificados por quem mais é afetado por eles, estabelecendo prioridades, escolhendo indicadores e meios de avaliação.

Informações podem ser obtidas aqui ou pelo e-mail cdit@ufpel.edu.br com a sigla PDU no título.