Início do conteúdo

Estudantes concluintes devem estar atentos ao Enade 2018

Estudantes concluintes de cursos avaliados dentro do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2018 devem estar atentos às datas que envolvem o processo neste ano. Na UFPel, alunos dos cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Econômicas, Design Digital, Design Gráfico, Direito, Jornalismo, Psicologia, Relações Internacionais e Turismo e de Tecnologia em Gastronomia, Gestão Pública e Processos Gerenciais devem participar da avaliação.

O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada a cada três anos para avaliar o desempenho dos estudantes de graduação com relação aos conteúdos específicos do seu curso e a temas de conhecimentos gerais. O Enade é obrigatório nos cursos de graduação e é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma.

O edital do Enade 2018 apresenta orientações gerais, abordando, entre outras questões, a definição das áreas de abrangência do Exame e está disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade .

Todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados devem ser inscritos no Exame. O Cadastro Obrigatório deve ser feito pelo estudante concluinte até 21 de novembro.

Quem faz a Prova?

– Estudantes de Bacharelado que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES e não tenham colado grau até 31 de agosto de 2018.

– Estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia que tenham expectativa de conclusão de curso até dezembro de 2018 ou que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até 31 de agosto de 2018.

Todos os alunos inscritos como concluintes devem preencher o questionário do estudante e participar da prova, que neste ano será aplicada em 25 de novembro.

Os estudantes devem consultar seus Colegiados de Curso para saber se estão nas listas.

Clique nas imagens para ver todos os prazos e demais informações.

Publicado em 16/08/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.