Início do conteúdo

Encenação Vasto oceano. Alguma terra será exibida neste domingo (19), no Tablado

A encenação Vasto oceano. Alguma terra será exibida neste domingo (19), às 19h30min, na Sala Carmen Biasoli do Tablado da UFPel, na rua Tamandaré, 300, Porto. A entrada é franca com distribuição de senhas às 19h, no local. Por meio de processo colaborativo de criação, a equipe composta por 11 professores-encenadores, em formação inicial ou continuada, lança-se em experiência teatral que culmina com a encenação, que é fruto do “Laboratório encenar em colaboração: a direção rotativa de cenas como possível método de trabalho criativo coletivo em ambiente educacional”, coordenado pela professora da UFPel Maria Amélia Gimmler Netto. O laboratório faz parte da pesquisa de doutoramento que a professora-encenadora realiza no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

SINOPSE

Eu não sou daqui, mas tu tampouco és. Quem é da terra? Quem vem de fora? A terra é de quem? Em nosso Brasil, país de dimensões continentais, um brasileiro é, muitas vezes, um estrangeiro em sua própria terra. Migrar, deslocar, conhecer, abarcar. Ficar, retornar, transformar, ancorar. Os que ficaram e os que vieram. Ao pisar nesta terra, não te esqueças do mar. A força do vento, da lua e da maré que enche e esvazia.  Oceano que invade e que transforma a gente da terra. Quem é essa gente? Lidamos cenicamente com a ideia de migração. Movimento que se tornou latente em cada pessoa da equipe e que também representa coletivos, etnias, povos, conflitos, ocupações, demarcações, violações, buscas e abandonos. Nosso contexto é o da nossa terra e o de como tentamos entender-nos nela.

SOBRE O PROCESSO

De onde eu sou? Como eu me sinto quando migro? Porque migramos? Estas questões são o impulso que nos leva à cena. A canção Movimiento do uruguayo J. Drexler e trecho da peça Woyzeck do alemão J.Büchner são nossos primeiros estímulos textuais, acrescidos de fragmentos da atualíssima peça Guanabara Canibal do dramaturgo carioca P. Kosovski e de uma passagem do romance Mar Morto, do escritor bahiano Jorge Amado.

FICHA TÉCNICA/ EQUIPE DE ARTISTAS CRIADORES

Elenco: Alisson Godoi, Gabryel Pioner, João Vitor Soares, Karolina Mendes, Luana Franz, Lucas Galho, Maria Amélia Gimmler, Mariana Dutra, Rodrigo Dias, Thairone Dorneles, Verônica Diaz

Encenação: Maria Amélia Gimmler

Dramaturgia: Lucas Galho e Maria Amélia

Figurino: Luana Franz

Iluminação: Thairone Dorneles

Maquiagem: João Vítor e Rodrigo Dias.

Publicado em 15/08/2018, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.