UFPel tem nova base de E-Books: EBSCO Collection

Mais de 130 mil títulos estão à disposição da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) por meio da sua nova base de e-books, a EBSCO Collection. O serviço por assinatura possui títulos prioritariamente em inglês e abrange, principalmente, as áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.

Dentre as vantagens de utilização da ferramenta estão a possibilidade de fazer download total da obra e o acesso em modo off-line. Estão disponíveis formatos PDF, E-PUB e HTML. Outras funcionalidades são palavras já indexadas, opção de impressão, exibição de páginas mais relevantes, envio por e-mail, dicionário e exportação para gerenciador bibliográfico. Além disso, mostra o formato da citação e permite que o usuário salve o conteúdo em sua própria biblioteca virtual – que ele pode criar para armazenar as obras de interesse.

Para utilizar a EBSCO, se usuário está dentro da Universidade basta acessar a página do Sistema de Bibliotecas da UFPel e clicar no banner EBSCO. Se o acesso for remoto, o usuário deve acessar a página das Bibliotecas e, no espaço “Documentos”, selecionar “Manuais e Tutoriais”, e escolher a opção “Configurando Proxy”. Depois de instalar, basta acessar a área normalmente. Em breve, deverá ser liberado acesso via Cobalto, a exemplo do que já ocorre com outras bases de e-books.

Para saber utilizar
No dia 10 de setembro, a UFPel vai receber um capacitador da própria EBSCO, que vai instruir sobre o uso da ferramenta. Os encontros são abertos a qualquer interessado e serão às 9h, no Auditório da Reitoria – Campus Anglo, e às 19h, no Auditório do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (Cehus), na rua Alberto Rosa esquina Benjamin Constant.

As Bibliotecas da UFPel também seguem prestando orientações aos usuários que tiverem dúvidas.

Qualificação
A coordenadora das Bibliotecas, Patrícia Borba, destaca que a assinatura da EBSCO, cujo investimento inicial foi de R$ 35 mil, é mais uma qualificação na área bibliográfica da UFPel. Nos últimos anos, foram adquiridas obras ligadas a cursos que receberiam avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) cujas avaliações anteriores mostraram nota abaixo de três no quesito bibliografia – que já permitiram o aumento do conceito. Além disso, a UFPel também assinou, no final do ano passado, a Base de Normas Técnicas, que inclui regras ABNT, ISO, Normas do Mercosul e também alguns Diários Oficiais. Tudo está disponível para acesso via Cobalto na aba “Biblioteca”.

Publicado em 14/08/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.