Semana do Folclore 2018 inicia no dia 20 de agosto

A Semana do Folclore 2018 será entre os dias 20 e 24 de agosto. O evento, que ocorre anualmente como uma das principais ações do Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas (NUFOLK/UFPel), gira em torno do dia 22 de agosto, data em que é comemorado o Dia Mundial do Folclore.

O dia 22 de agosto é conhecido por ser a data em que a palavra “Folklore” foi usada pela primeira vez pelo arqueólogo inglês William John Thoms, em uma carta enviada à Revista Atheneum, no ano de 1846, para assim definir o estudo das manifestações que vinham da sabedoria popular.

Na UFPel, o Dia Mundial do Folclore é comemorado desde o ano de 2010. Em 2012, a Semana do Folclore é criada visando encontrar formas de fomentar e democratizar o acesso às Artes Populares por meio de diferentes ações que envolvem a comunidade universitária e a comunidade em geral.

Neste ano, o evento está integrado às comemorações dos 10 anos dos cursos de Teatro e Dança da UFPel e também faz parte da semana de acolhida aos alunos no semestre 2018-2. Está programada uma Oficina de Folguedos Populares, ministrada pelo professor Cláudio Carle, no dia 20, às 14h, na sala 201 do Prédio da Antiga AABB (Rua Alberto Rosa, 580). Essa atividade é destinada aos alunos do curso de Dança – Licenciatura e também é aberta ao público em geral.

Nessa edição, a programação da Semana conta com ações em escolas da cidade de Pelotas e em diferentes espaços da UFPel, proporcionando o acesso a oficinas, performances e bate-papos. O evento é gratuito e direcionado para diversos públicos.

A Semana do Folclore tem como parceiros outros cursos da Universidade, entre eles Antropologia, Pedagogia, Música e Artes Visuais. Conta com a participação de diversos segmentos e projetos: OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte; LIFE/LAPIS – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores/Laboratório de Artes Populares Integradas; PET/GAPE – Programa de Educação Tutorial/Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular; LIFE/LAM – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores/Laboratório Virtual Multilinguagens; ACCARA – Associação Cultural de Capoeira de Angola Rabo de Arraia; Projeto de Extensão Caminhos da Dança na Rua, Projeto de Extensão Residências Artísticas; Projeto Arte na Escola; e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail nufolk@ufpel.edu.br.

Programação Semana do Folclore 2018

Data: 20/08 – 23/08

Trilha Folclórica
Horário: 9h – 12h
Local: Escola Machado de Assis
Público-Alvo: alunos da escola – turmas variadas
Responsável: Profs. Rose Miranda e Heloisa Duval
Parceria: PET/GAPE

Data: 20/08

Oficina de Dança do Ventre
Horário: 13h30min – 14h30min
Local: Sala 201 – AABB
Público-Alvo: alunos de Prática Pedagógica I
Responsável: Geovana Carvalho e Prof. Helena Lessa
Parceria: Projeto de Extensão Residências Artísticas – Curso de Dança da UFPel

Oficina de Folguedos Populares
Público-Alvo: Aberto ao público
Responsável: Prof. Claudio Carle
Parceria: ACCARA – Associação Cultural de Capoeira de Angola Rabo de Arraia – Curso de Antropologia/UFPel

Oficina de Dança Afro
Horário: 20h – 22h
Local: Centro de Artes
Público-Alvo: alunos da disciplina de Práticas Educativas I – Pedagogia
Responsável: Naiane Ribeiro e Rodrigo Lemos Soares
Parceria: Observatório de Memória, Gesto e Arte (OMEGA) – Faculdade de Educação/UFPel

Data: 21/08

Performance (Con)tradição
Horário: 11h30min – 12h
Local: Colégio Municipal Pelotense
Público-Alvo: alunos do Colégio Municipal Pelotense
Responsável: Janaina Bruna e Profª. Carmen Hoffmann
Parceria: Projeto de Extensão Caminhos da Dança na Rua – Curso de Dança UFPel

Bate-papo “Atravessamentos entre Danças Folclóricas e Dança Moderna”
Local: Sala 201 AABB
Público Alvo: Alunos da disciplina Lab. de Dança Moderna Responsável: Prof. Carmen Hoffmann
Parceria: Disciplina de Laboratório de Dança Moderna – Curso de Dança – OMEGA (Observatório de memória, educação, gesto e arte)

Data: 23/08

Oficina de Samba
Público-Alvo: aberto ao público
Responsável: Bruno Blois
Parceria: Disciplinas de Análise do Movimento e Laboratório de Dança Moderna – Curso de Dança – OMEGA (Observatório de memória, educação, gesto e arte)

Oficina “O trabalho com folclore na alfabetização”
Horário: 19h – 22h
Local: Cotada
Público Alvo: professoras de Pelotas e do Capão do Leão e acadêmicos de Pedagogia
Responsável: Prof. Rose Miranda
Parceria: LIFE/LAM

Ensaio aberto Abambaé Cia de Danças Brasileiras
Horário: 20h – 22h
Local: Centro de Artes
Público-Alvo: aberto ao público
Responsável: Iza Paula Nogueira e Caroline Paz
Parceria: Abambaé Cia de Danças Brasileiras

Data: 24/08

Oficina de Xote Nordestino – Forró
Horário: das 17h30min às 18h50min
Local: sala 101 – bloco 2 Centro de Artes
Público Alvo: aberto ao público
Responsável: Prof. Robson Porto
Parceria: Disciplina Laboratório de Dança de Salão – Curso de Dança

Obs.: Programação sujeita a alterações.

Publicado em 13/08/2018, na categoria Notícias.