UFPel recebe Seminário sobre Patrimônio Jesuítico-Guarani

Ocorre até esta sexta-feira (10), no auditório do Museu do Doce, na praça Coronel Pedro Osório, 8, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, o Seminário sobre estudos interdisciplinares em Patrimônio Jesuítico-Guarani.

O evento é  fruto de colaborações entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Técnica de Munique (TUM, Alemanha), no âmbito de estudos da Ciência da Conservação em bens culturais Jesuítico-Guarani

Tem como objetivo discutir estudos inter e transdisciplinares desenvolvidos no tema de patrimônio Jesuítico-Guarani, com a aplicação das ciências em questões artísticas, históricas, sociais, museológicas, patrimoniais e de conservação-restauração.

O Seminário reúne estudantes, pesquisadores e profissionais em museologia, arqueologia, história, antropologia, conservação-restauração, ciência da conservação, ciência do patrimônio e áreas correlatas para compartilharem e discutirem resultados obtidos e metodologias utilizadas em suas pesquisas, para discutirem e mostrarem possibilidades da aplicação das ciências duras na elucidação de questões patrimoniais, para promoverem discussões interdisciplinares e para dialogarem sobre possíveis futuras cooperações.

A palestra de abertura, ocorrida nesta quinta-feira (9) pela manhã, Missões Jesuíticas platinas: Interdisciplinaridade nas pesquisas históricas e arqueológicas, foi ministrada pelo professor Arno Kern.

Acesse a programação em  https://patrijesuiticoguarani.weebly.com/ .