Início do conteúdo

Equipes da UFPel fazem curso de Plano de Prevenção Contra Incêndio

Engenheiros, arquitetos e técnicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão atualizando conhecimentos no curso de capacitação sobre Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Os 20 servidores, ligados à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) e Superintendência de Infraestrutura (Suinfra) iniciaram o treinamento nesta terça-feira (7). Dentre os assuntos abordados está a legislação posterior aos eventos da Boate Kiss.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres, destaca a relevância do curso para capacitar e nivelar conhecimentos da equipe técnica da Universidade com vistas à segurança. Segundo ele, todos os prédios da UFPel necessitam de algum tipo de adequação no âmbito da prevenção. “Por necessidade e opção estamos qualificando o grupo nesse aspecto”, pontuou. Para isso, ressalta, é necessário, além dos requisitos técnicos fornecidos pela capacitação, capacidade de investimento e também interlocução direta com Corpo de Bombeiros e órgãos de controle para abordar o tema com o devido planejamento.

Atualmente, todos os projetos novos já possuem PPCI, e outras abordagens e reformas contemplam adaptações e atualizações de segurança, como é o caso do Auditório da Faculdade de Agronomia – cuja obra já está ocorrendo – e das escadas de emergência no Campus Anglo – que, com projeto licitado, está em fase de ajustes pela empresa responsável.

As próximas ações serão baseadas em um plano que prioriza blocos acadêmicos e com maior acúmulo de pessoas.

De natureza teórica e prática, o curso de PPCI vai até esta quarta-feira (8) e está sendo ministrado pela Ravanello Engenharia, indicada pelo Sindicato dos Engenheiros.

Publicado em 08/08/2018, nas categorias Destaque, Notícias.