Curso de Teatro apresenta “Antígona”

O curso de Teatro da Universidade Federal de Pelotas apresenta a obra “Antígona”, de Sófocles. A encenação ocorrerá neste sábado (21) e domingo (22), às 19h, na sala Carmem Biasoli, localizada na rua Almirante Tamandaré, 301. A versão é de estudantes da disciplina Montagem Teatral 1, sob direção do professor Paulo Gaiger. Nesta sexta (20), haverá ensaio aberto ao público, às 19h.

Em Antígona, uma mulher, filha de Édipo e Jocasta, decide desafiar a ordem autoritária de Creonte, seu tio, que assumiu o trono de Tebas após a morte de seus dois irmãos, Polinice e Eteócles. A tragédia trata do enfrentamento entre o individuo e o Estado, entre a liberdade e a tirania, entre a autonomia da mulher e o machismo. Na montagem da disciplina de Montagem Teatral I, este enfrentamento é ressignificado através da atualização do discurso e do contexto.

Sófocles (496 a.C – 406 a.C.) é um dos três mestres da tragédia grega, ao lado de Eurípedes e Ésquilo. Antígona é uma de suas obras fundamentais.

A ficha técnica e a sinopse completa podem ser conferidas no arquivo: Antígona