Início do conteúdo

Fórum Social realiza sua primeira reunião fora do ambiente da UFPel

Na última quinta-feira (16), pela primeira vez desde a sua criação, o Fórum Social da UFPel deixou os ambientes ligados à Universidade Federal de Pelotas para ir em busca das opiniões e vivências das entidades integrantes do seu quadro diretamente em suas realidades: a reunião do órgão colegiado ocorreu na Associação Inova Guabiroba.

Esta foi a quinta reunião do Fórum, e a temática predominante foi aquela que já vinha dando o tom desde os últimos encontros, a mobilidade urbana. O convite para que fosse realizada dentro da comunidade da Guabiroba partiu dos próprios moradores do bairro que integram o grupo. Uma das ideias é que se vissem, in loco, as dificuldades enfrentadas pela população pelotense em seus deslocamentos diários.

Por meio de uma oficina ministrada pelo escritório-modelo João de Barro, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, os presentes puderam expor como vivem e veem a mobilidade urbana em suas diversas modalidades, refletindo sobre isso. A partir dessas reflexões, buscaram-se possíveis soluções.

Na próxima reunião, os resultados levantados pela dinâmica de grupo passarão a formar um texto coletivo, que expresse a vontade de lugares melhores para se viver. Essa compilação será encaminhada para o grupo responsável pela discussão e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas.

Publicado em 18/07/2018, na categoria Notícias.