Recital de Violino e Piano comemora Cem anos do Conservatório

Dentro das celebrações do centenário do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será realizado no dia 16 de agosto recital com o violinista Camilo Simões e o pianista Rafael de Souza (PoA), no Salão Milton de Lemos (Rua Félix da Cunha, 651). O evento é uma promoção do SESC – Pelotas, com apoio da UFPel, Conservatório de Música e Associação de Amigos do Conservatório (ASSAMCON), e tem a entrada gratuita.

Natural de Porto Alegre, o violinista Camilo da Rosa Simões realizou seus estudos formais no Brasil, Áustria e EUA. É bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre “com distinção” no Mozarteum de Salzburg e doutor em performance musical pela Michigan State University. Foi laureado nos concursos Jovens Solistas da OSPA (2001, 2002) e Raiffeisen Klassik-Preis (2005).

Mantém uma intensa atividade como recitalista, tocando em grupos com as mais diversas formações e dedicando atenção especial ao repertório solístico. Foi membro das orquestras Salzburg Chamber Soloists, Lansing Symphony, Flint Symphony, West Michigan Symphony, International Chamber Soloists e Sinfônica Brasileira. Recentemente, iniciou suas atividades como professor de violino no departamento de música da UFRGS.

Rafael Costa de Souza iniciou seus estudos ao piano com Cynthia Geyer, sendo posteriormente orientado por Ney Fialkow no curso de bacharelado em música da UFRGS. Aperfeiçoou-se em festivais de música no Brasil (Campos do Jordão, Curitiba) com Ricardo Castro, Eduardo Monteiro, Sonia Rubinsky e Jean-Louis Steuerman entre outros.

Radicado na Alemanha desde 2006, estudou com Peter Waas na Escola Superior de Música Franz Liszt em Weimar, e posteriormente concluiu o mestrado em piano pela Universidade de Stuttgart, onde foi aluno de Kirill Gerstein. Realizou também em Stuttgart um segundo mestrado com ênfase em música de câmara sob orientação de Péter Nagy. Nesse período aprimorou-se em masterclasses de pianistas como Ferenc Rados, Lilya Zilberstein e Staffan Scheja. Em 2007 participou do Festival Bartók em Szombáthely na Hungria.

Rafael foi premiado no 13º Concurso de Piano Arnaldo Estrella em Juiz de Fora, no Concurso Jovens Solistas da OSPA em Porto Alegre e no XIV Concurso Internacional de Piano Maria Campina em Portugal. Apresenta-se regularmente em diversas cidades do Brasil e da Alemanha e mantém parcerias musicais de longa data com a violoncelista Nadejda Krasnovid e o violinista Camilo da Rosa Simões. Integra desde abril de 2018 o corpo docente da Stuttgarter Musikschule.

SERVIÇO:
O que: Recital de Violino e Piano – Camilo Simões e Rafael de Souza – Homenagem aos Cem anos do Conservatório de Música da UFPel
Quando: 16 de agosto, às 19h30min
Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música (Rua Félix da Cunha, 651)
Quanto: Entrada franca

Publicado em 17/07/2018, nas categorias Destaque, Notícias.