Fifap apresenta a Festa Mundial do Folclore, no dia 29 de julho

O Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas (Fifap), projeto de extensão do curso de Dança e do Núcleo de Folclore da UFPel e da Coordenadoria das Ciências Humanas do IFSul,  realizará no dia 29 de julho, domingo, a Festa Mundial do Folclore. Participarão grupos da Argentina, Áustria, Chile e Uruguai. A programação consta de duas ações abertas ao público, a mostra com integração, no Largo do Mercado Público, às 16h, e o espetáculo no auditório do IFSul, campus Pelotas, às 19h30min. A mostra à tarde, em caso de mau tempo, será realizada no interior do Mercado.

Para apresentar a atividade, a comissão organizadora do evento visitou, na tarde desta terça-feira (17), em seu Gabinete, o vice-reitor da UFPel, Luís Amaral. No grupo, a vice-reitora do IFSul, Adriane Menezes.

A ação está inserida nas comemorações dos Dez Anos dos cursos de Dança e Teatro da UFPel e dos Institutos Federais. Os grupos virão de Caçapava do Sul, onde estarão participando da 12ª Festa Mundial do Folclore, promovida pelo Grupo de Arte Nativa Os Chimangos. O grupo anfitrião de Pelotas será a Abambaé Cia. de Danças Brasileiras.

O evento faz parte do lançamento do Fifap de 2019, que contará com delegações inteiras de danças folclóricas, diferentemente das edições anteriores, quando participaram apenas um casal de dançarinos. Ambas atividades são gratuitas, contudo, para garantir o ingresso ao evento da noite é necessário pegar a senha 30 minutos antes, no local do espetáculo. O encontro conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas e do Projeto Arte na Escola.

Ballet Martín Güemes – Córdoba – Argentina

Coordenado por Daniel Romero e Fanny Gorosito, desde sua fundação no ano de 1983, o Ballet “Martín Güemes” organiza diferentes atividades que buscam preservar as mais autênticas manifestações do folclore nacional e internacional. Na Argentina realizaram centenas de espetáculos nas diversas províncias com destaque para os famosos festivais de Cosquín e Jesus Maria, na província de Córdoba. Também participaram de diversos programas na televisão dedicados à cultura e a arte nativa. Além do Brasil, o Ballet Martin Güemes também levou o seu espetáculo a Festivais na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Espanha e México.

Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge – Schuetzen am Gebirge – Áustria

Da cidade de Schuetzen am Gebirge, o grupo “Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge” foi fundado em 1977 por Hansjoerg Kos, que ainda é o presidente honorário. Seu principal objetivo era manter as danças tradicionais, que eram tipicamente dançadas no distrito de Burgenland, que fazia parte do reino húngaro dentro da monarquia austro-húngara até 1921. Desde 1977, mais de 150 homens e mulheres se juntaram ao grupo para aprender nossas danças tradicionais. O Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge participou em vários festivais em todo o mundo, visitando quase todos os países da Europa. Um dos destaques foram duas turnês para o Brasil e outros países da América do Sul em 1994 e 1996, e para os EUA 2012. No momento, o Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge é composto por cerca de 30 dançarinos. Basicamente as danças realizadas pelo Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge são coreografias tradicionais dançadas na região por muitos anos.

Ballet Folclorico Municipal de Lautaro – Lautaro – Chile

O Ballet foi criado em fevereiro de 2008, a fim de dar espaço para que os jovens de nossa comunidade possam desenvolver suas habilidades artísticas na preservação e divulgação do nosso folclore, projetando um show através da dança.Em seus 10 anos de vida, o Ballet mostrou seu trabalho em diferentes cidades do Chile, Peru e Colômbia.Atualmente este ballet está sob a direção geral e coreográfica do Sr. Marcelo Alvarado Sepúlveda.O grupo irá apresentar danças de diversas regiões do chile, como o “carnaval do norte”, “Rapa Nui” (ilha localizada no meio o oceano pacífico), Huasos (danças e costumes da vida rural) e “Capatazes” (dança afro-boliviana que chega ao Chile, marcando festivais do extremo norte do país).

Ballet Tierra Adentro – Montevideo – Uruguai

Firmando suas bases nas raízes folclóricas do Rio de La Plata, fundado em Janeiro de 2010, o Ballet Tierra Adentro se estrutura como uma companhia de danças independente, buscando resgatar o que há de mais valioso de nossas tradições regionais. Esta companhia é dirigida pelo coreografo e dançarino Carlos Borthagaray e apresenta em seus espetáculos uma fusão entre diversos estilos. O Ballet tem como objetivo promover e difundir a integração da cultura regional e internacional através de um repertório que inclui o folclore uruguaio em suas três formas de manifestação: tradicional, estilizado e livre expressão. Suas coreografias mesclam dança contemporânea e elementos de dança de raiz africana, diretamente relacionadas com as lendas mais antigas das terras uruguaias.

Publicado em 17/07/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.