Instalada a Frente Parlamentar pela conclusão do novo Hospital Escola de Pelotas

Foi realizado, no dia 10, um ato da Câmara dos Deputados pela instalação da Frente Parlamentar pela conclusão do novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), unidade hospitalar vinculada à Rede Ebserh. Cerca de 200 parlamentares assinaram o apoio ao projeto que tem como objetivo viabilizar recursos para concluir a obra do novo HE, unidade que atende 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e recebe pacientes de toda a região sul do Rio Grande do Sul.

A criação da Frente Parlamentar Federal, e ainda outra Frente no âmbito estadual, é resultado de uma audiência pública ocorrida no mês de junho, evento que reuniu mais de cem pessoas no plenário da Câmara de Vereadores de Pelotas. Para o evento em Brasília, uma comitiva do HE apresentou um dossiê da Instituição e da situação atual da obra, que está em andamento. Atualmente está em fase de finalização o bloco 3, destinado à Oncologia, ainda necessitando de cerca de R$ 7 milhões para sua conclusão. Porém não possui recursos para a execução da obra dos blocos 1 e 2. A conclusão da obra está estimada, atualmente, em R$ 200 milhões.

Os deputados e senadores ouviram das lideranças da UFPel, do HE, da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e vereadores, a importância do novo HE-UFPel para a região Sul do estado. Vários parlamentares assinaram um compromisso de liberar emenda individual e com a defesa da emenda da bancada gaúcha. Outros vão deliberar junto às suas bases.

Sobre a Ebserh
Desde outubro de 2014, o HE-UFPel faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Publicado em 16/07/2018, na categoria Notícias.