Início do conteúdo

Mobilidade urbana é temática atual do Fórum Social da UFPel

A forma com que as pessoas se deslocam pela cidade vem dando a tônica para os debate no Fórum Social da UFPel. Tópicos voltados para a mobilidade urbana e a acessibilidade vinham surgindo seguidamente no ambiente do Fórum, a partir da inquietação colhida nas diversas comunidades das quais há representação no grupo, além das associações, instituições de ensino, conselhos municipais e representações de classe que o formam.

Já na última reunião do fórum, realizada no dia 21 de junho, no Museu do Doce, a discussão foi motivada por palestras ministradas pela direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Faurb) da UFPel, sobre mobilidade urbana, e do programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, sobre acessibilidade. A ideia, segundo a coordenação do grupo, é acolher tais anseios, fortalecendo o debate e buscando soluções.

Outro fator que traz a iminência do debate é a formulação, por parte da Prefeitura de Pelotas, do seu Plano de Mobilidade Urbana, documento que trará diretrizes para o tema para os próximos anos no município. Já na reunião de junho, ficou decidido que o fórum buscaria realizar as suas contribuições ao documento por meio dos canais possíveis e oferecidos pela municipalidade.

Dessa forma, na reunião deste mês, que ocorrerá nesta quinta-feira (12), será realizada oficina contendo orientações e proposições de como participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, ministrada pelo Escritório Modelo da Faurb. O encontro ocorrerá na sala de reuniões da Associação Beneficente Inova Guabiroba, localizada na rua Irmão Fernando de Jesus, bloco 189 B, apartamento 104.

Publicado em 11/07/2018, na categoria Notícias.