Peça Sanatorium encerrará Seminário no pós em Memória Social

No encerramento do Seminário de Oralidade e Arquivos Orais, uma realização do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP) da UFPel, será apresentada a peça Sanatorium, um monólogo do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, de Santo Ângelo. A apresentação ocorrerá no dia 21 de julho, sábado, às 15h30min, no auditório do Museu do Doce, na praça Coronel Pedro Osório, 8.

A peça, que conta com atuação e direção de Jerson Fontana, estreou em abril. O monólogo foi apresentado em atividade acadêmica na Universidade de Brasília no mesmo mês da estreia. Em junho, o grupo apresentou o monólogo em Varsóvia na Polônia e no Festival Internacional Bruno Schulz, em Drohobycz, na Ucrânia.

Sanatorium é um espetáculo de teatro com texto adaptado de três contos do polonês Bruno Schulz. Inicialmente, a peça mostra um aposentado que tem uma atitude inesperada para enfrentar a solidão. Em seguida, um filho visita seu pai que está internado em um sanatório. Ali, ao invés de tratamento de saúde, algumas pessoas podem retornar à convivência humana graças a uma invenção do Dr. Gotard. Por fim, um velho solitário emparedado em seu quarto dialoga com sua imagem no espelho e tem uma ideia inusitada para sair daquele ambiente. Lugares de memória, labirintos, solidão e ironia compõem referências importantes da narrativa.

A apresentação é uma programação cultural do PPGMP. Será gratuita e não ficará restrita somente aos alunos que cursarão o seminário, estando também aberta ao público em geral. Após a peça, o ator e diretor Jerson Fontana fará uma fala abordando suas experiências na adaptação de narrativas e textos biográficos para o teatro.

Devido ao limitado número de lugares no auditório, os interessados devem enviar e-mail para darlanmarchi@gmail.com, para solicitar reserva.

Publicado em 09/07/2018, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.