Fagote e Piano serão destaques em recital no dia 28

No dia 28 de junho, às 19h30min, o Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe recital com o fagotista Marcos Taveira (SP) e a pianista Mauren Frey (SC). O evento é uma promoção da Associação de Amigos do Conservatório (ASSAMCON) e integra as comemorações dos Cem anos do Conservatório de Música da UFPel. A coordenação é da professora Mauren Frey. A entrada é franca.

Marcos Taveira
Fagotista, formado pela USP (Universidade de São Paulo) na classe do Prof. Dr. Fábio Cury. É orientado regularmente pelo Prof. Benjamin Coelho (UIOWA – Universidade de IOWA – EUA). Estudou também na EMB (Escola de Música de Brasília), EMESP (Escola de música do Estado de São Paulo) e no Conservatório de Tatuí-SP. Se especializou no FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina) em 2018 (onde foi premiado como Aluno Revelação), 2017 e 2015; no Festival de Campos do Jordão em 2013, 2012, 2011 e 2004; do Encontro de Fagotistas de Cordoba – Argentina em 2012; da Convenção da IDRS (International Doble Reed Society) em 2017, dentre outros cursos onde esteve sob a orientação de alguns dos principais fagotistas do mundo, como Gustavo Nunes, Volker Tessmann, Stephane Levesque, e brasileiros, dentre os quais Afonso Venturieri, Sérgio Giordano, Francisco Formiga e Alexandre Silvério. Trabalha como primeiro fagote da Banda da Polícia Militar do Distrito Federal e atua regularmente em diversas orquestras no Distrito Federal e no estado de São Paulo. Desenvolve intensa atividade camerística nas mais diversas formações desde 2005 e atualmente desenvolve trabalho em conjunto com o Quarteto Capital-DF, Quinteto Harmonie Paulista-SP, Duly Mittelstedt e Ana Cecilia Tavares. Foi Maestro da Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto-SP, Professor e Maestro no GURI (Programa Sócio-cultural do Governo do Estado-SP), Professor de Música no SESI-SP e atualmente é Professor de música do Colégio Moraes Rego-DF. No cinema, atuou na gravação da trilha sonora do filme: “Quando eu era vivo”.

Mauren Frey
Pianista, é professora de piano da modalidade Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e atual coordenadora das atividades da Oficina de Música: Piano da UFPel. É Doutora em Música (Práticas Interpretativas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob orientação artística da Dra. Catarina Leite Domenici, acadêmica da Dra. Cristina Maria Pavan Caparelli Gerling. Mestre em Música pela Universidade de Santa Catarina e Bacharel em Piano pela mesma Universidade, tem se especializado na interpretação e pesquisa da música brasileira. Sua formação inclui a participação como executante em Festivais de Música e Master Classes com renomados pianistas. Como solista, destacam se os prêmios no Concurso Latino Americano Rosa Mística, onde obteve o 3º lugar em (2003), o 4º lugar (2004) e o 1º lugar (2011). Como camerista, obteve no referido concurso o 1º lugar (2004) em um duo de piano e violino e o 1º lugar (2011) com o Duo Frey-Saggin. No ano de 2011 realizou uma Turnê por cidades de Portugal e França com um repertório para piano a quatro mãos, com a pianista e professora Dra. Maria Bernardete Castelán Póvoas, dedicado exclusivamente a compositores brasileiros.

Suas atividades acadêmicas incluem a publicação de artigos em congressos nacionais e Internacionais sobre a prática musical da música brasileira, tais como o Evento Comemorativo ao Centenário do Maestro Vieira Brandão, no Rio de Janeiro, em setembro de 2011 onde tocou a Fantasia Concertante de Brandão na versão para dois pianos. Em 2012, tocou a versão para piano e orquestra sinfônica com a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Atuou como professora em caráter temporário no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e no curso de Extensão da UFRGS.

SERVIÇO:
O que: Fagote e Piano – Marco Taveira e Mauren Frey “Em Homenagem os Cem anos do Conservatório de Música da UFPel”
Quando: 28 de junho, às 19h30min
Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música (rua Félix da Cunha, 651)
Quanto: Entrada Franca

Publicado em 20/06/2018, nas categorias Destaque, Notícias.