Liga de Ciências Forenses faz 2ª Jornada neste fim de semana

Será realizada neste fim de semana, no sábado (23) e no domingo, a 2ª Jornada da LACiF (Liga Acadêmica Interdisciplinar de Ciências Forenses). A Liga é formada por alunos da Universidade Federal de Pelotas de diversos cursos, tais como Química Forense, Farmácia, Ciências Biológicas, Antropologia e Medicina e tem como foco organizar eventos, minicursos e aulas dentro dos diversos temas abrangentes pelas ciências forenses.

“Baseamo-nos em trazer ao público universitário interessado pela área forense maior aprofundamento desta e as diferenças do mundo forense em comparação ao apresentado pelas séries de tevê”, afirmam.

A Jornada ocorrerá no Hotel Jacques Georges Tower, na rua Almirante Barroso, 2069, no Salão Simões Lopes. O evento será aberto com o curta-metragem produzido pela Cézanne Filmes, também vinculada à UFPel, especialmente para o evento; e encerrará com a apresentação produzida para esta Jornada.

Haverá uma competição de laudos. Nesta, os ouvintes devem preencher o laudo da melhor maneira, contando com as possíveis evidências da cena de um crime e auxílio dos organizadores para sanar dúvidas referentes ao preenchimento. Os três melhores laudos ganharão uma camiseta do evento. A programação de palestras foi elaborada para ter relação com o tema do desafio de laudos.

A ideia é realizar sete Jornadas, cada uma delas tendo como tema para a competição de laudos um pecado capital. Nesta edição, o pecado será a luxúria, com a apresentação da cena de um feminicídio. A próxima Jornada deve ocorrer em novembro.

Sábado 23/06 (PALESTRAS)
8:00/8:20 – Credenciamento
8:20/8:30 – Apresentação da cena de simulação de crime
8:30/10:00 – Mesa Redonda – Investigação vs. Perícia
Msc. Marília Barbosa, Perita Criminal – IGP Pelotas
Prof. Gustavo Lopes Gonçalves – Inspetor de Polícia do Plantão Pelotas
10:00/10:30 – Coffee Break
10:30/12:00 – Período para realização e entrega dos laudos sobre a cena apresentada
12:00/14:00 – Almoço
14:00/15:30 – Balística Forense
Prof. Dr. Guilherme Antônio Behr, PhD – Perito Criminal oficial do IGP/RS
15:30/16:00 – Coffee Break
16:00/17:30 – Hematologia Forense
Prof. Dr. Arlan Ferreira, PhD

Domingo 24/06 (PALESTRAS)
8:30/10:00 – Direito Penal – Abordando o feminicídio
Profª. Inezita Silveira da Costa
10:00/10:30 – Coffee Break
10:30/12:00 – Traumatologia Forense parte 1
Drª. Luciana Domingues Conceição – Técnica em Perícias IGP-RS
12:00/14:00 – Almoço
14:00/15:30 – Traumatologia Forense parte 2
Drª. Luciana Domingues Conceição – Técnica em Perícias IGP-RS
15:30/16:00 – Coffee Break
16:00/17:30 – Apresentação do curta metragem inédito produzido pela Cézanne Filmes para a II Jornada da LACiF e encerramento.

Link para inscrição on-line aqui.
Link do evento no Facebook.

Também é possível fazer inscrições presenciais antecipadas com os membros da Liga em um post feito no evento do Facebook. As inscrições serão encerradas nesta quinta-feira (21), às 23h59min. Será dado certificado de 20 horas.

Publicado em 19/06/2018, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.