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Projeto propõe Ciclo de Debates Educação e Liberdade

O projeto de extensão “Reflexões para uma Educação Liberal – Da Participação Razoável no Debate Público” une três unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para resgatar debates sobre temas contemporâneos interdisciplinares, atinentes à ética, à política, à educação, à economia e outras áreas. A iniciativa, que envolve o Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP), Faculdade de Educação (FaE) e Instituto de Física e Matemática (IFM) dá início, neste mês, ao Ciclo de Debates Educação e Liberdade. Os encontros serão quinzenais, às quintas-feiras, das 16h às 18h15min, no Campus II da UFPel (sala 302). O primeiro será no dia 21 de junho.

O projeto busca promover um debate que tenha como foco a “formação” dos participantes. Isso porque há, segundo os organizadores, uma necessidade urgente de desenvolver ferramentas para o aprendizado, para a discussão e para a formação, em suma, para a vida pública (social).

O resgate da tradição das chamadas “artes liberais” – Trivium (lógica, gramática e retórica) e Quadrivium (aritmética, astronomia, música e geometria) está na tônica do projeto. Essa retomada se mostra necessária, segundo o projeto, para que se possa tratar com seriedade problemas fundamentais e comuns a áreas como filosofia, educação, economia, política, entre outras. Assim, o projeto pretende preencher uma lacuna e fomentar a discussão razoável de temas fundamentais. O estudo de uma “educação liberal” tem como propósito enfrentar alguns problemas endêmicos em educação e no debate público.

O projeto é coordenado pelos professores Carlos Adriano Ferraz (Departamento de Filosofia/IFISP), Paulo Lisandro Marques (FAE) e Rafael Cavagnoli (IFM).

Veja a página do projeto aqui.

Publicado em 12/06/2018, em Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.