Início do conteúdo

Unidades devem fazer seus PDUs

Após a definição e entrada em vigor do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Universidade, com validade até 2020, chegou a hora das unidades da UFPel elaborarem seus PDUs (Planos de Desenvolvimento das Unidades). Estes instrumentos, que cada unidade acadêmica e administrativa deverá ter, serão alinhados ao PDI, de modo que possam fortalecer as práticas institucionais nas unidades.

Todo este processo, conduzido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), está em sua fase final de visitas de divulgação às unidades acadêmicas, sendo a etapa seguinte de trabalhos a realização de seminários temáticos. O cronograma de trabalho prevê que seja feita uma mobilização nas unidades até o fim deste semestre, com as posteriores produções até o fim do segundo semestre, das partes analítica e propositiva. A ideia é que os planos entrem em vigor ainda neste ano.

O que é o PDU

PDU é o principal meio que uma unidade acadêmica ou administrativa dispõe para planejar seu futuro. “Apresenta o perfil institucional e a história da unidade, o desenvolvimento de sua infraestrutura e, principalmente, as prioridades e metas para os próximos dois anos”, afirmam os técnicos da Proplan.

Elaborado a partir de ampla discussão, diz o pessoal da Pró-Reitoria, objetiva aumentar o retorno das ações da unidade à sociedade e propor medidas que melhorem as atividades fins (ensino, pesquisa e extensão), em consonância com o PDI e com outros planos e regimentos vigentes na UFPel.

Toda a comunidade da unidade, estudantes, docentes e técnico-administrativos, pode participar da elaboração do PDU. Cada unidade definirá como se dará a participação.

Conforme as orientações que estão sendo dadas pela Proplan, o documento final do PDU deve ter, entre outros itens, os processos participativos adotados, as metas, os indicadores, o cronograma e os meios de avaliação e de divulgação dos resultados.

O setor responsável na Proplan por todo o processo é a Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial (CDIT), localizada no quarto andar do Anglo, fones 32843957 e 991082645 e e-mail cdit@ufpel.edu.br .

Consulte o Guia do PDU em PROPLAN-CDIT_Guia P Elaboracao de PDUs_Rev06_ficha  .

Leia o PDI da UFPel em  https://wp.ufpel.edu.br/scs/pdi/ .

Publicado em 11/06/2018, na categoria Manchete.