Workshop de Bioquímica reúne lideranças científicas na UFPel

Até esta sexta-feira (8), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está realizando o 2º Workshop de Bioquímica e Bioprospecção. O encontro busca apresentar e discutir assuntos atuais envolvendo as áreas de ciências biológicas, química e biotecnologia, entre outras.

Estão sendo realizadas palestras e conferências ministradas por pesquisadores de diferentes instituições do país e do exterior, como Escócia, Porto Rico e Colômbia, com lideranças científicas reconhecidas dentro da área de Bioquímica e Bioprospecção. Além disso, ocorrem apresentações de cerca de cem trabalhos.

O Workshop, aberto na noite da quarta-feira (6) na Biblioteca Pública Pelotense, ocorre no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), no Campus Capão do Leão, e é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBIo) da UFPel. São 180 participantes.

Conforme a organização do evento, os assuntos abordados são importantes para despertar o interesse científico e para o desenvolvimento tecnológico, além de atrair discentes de cursos de graduação, principalmente dos cursos de farmácia, química, veterinária, medicina, nutrição, biotecnologia, odontologia, entre outros. “Dentro desta perspectiva, espera-se também que os temas discutidos impulsionem as atividades de inovação científica e tecnológica, trazendo uma maior contribuição para a sociedade”, afirmam.

Programação:

Quarta  – Bibliotheca Pública Pelotense.

19:00 – 19:30    Abertura.

19:30 – 20:30    Opening Conference (1) – Novel strategies to understand processes in biology and environmental science

Joerg Feldmman – University of Aberdeen, Scotland, UK.

Quinta – Eliseu Maciel auditorium (Campus Capão do Leão (FAEM), UFPEL).

08:00 – 09:00    Registrations.

09:00 – 10:00    Conference 2 – Biocompounds and diabetes: focus on the purinergic system and oxidative stress

Maria Rosa Chitolina Schetinger – UFSM.

10:00 – 10:40    Lecture 1 – Animal venoms as a source of novel analgesic drugs

Juliano Ferreira – UFSC

10:40 – 11:40    Coffee Break / Poster Session (Group A)

11:40 – 12:20    Lecture 2 – Design of polymeric nanoparticles for drug delivery applications

Sandra Elisa Haas – UNIPAMPA

12:20 – 14:30    Break (lunch)

14:30 – 15:10    Lecture 3 – Pharmacogenomics: The search for personalized medicine

Mara Helena Hutz – UFRGS

15:10 – 15:50    Lecture 4 – Natural resources as strategies to mitigate fungal contamination and its consequence

Eliana Badiale Burlong – FURG.

15:50 – 16:50    Coffee Break / Poster Session (Group B)

16:50 – 17:30    Lecture 5 – Long-lasting effect of transcranial direct current stimulation (tDCS) in the reversal of hyperalgesia and cytokine alterations induced by the neuropathic pain model

Iraci Lucena da Silva Torres – UFRGS

17:30 – 18:10    Lecture 6 – Molecular modeling in the genomics era: opportunities and challenges

Nelilma Correia Romeiro – UFRJ

Sexta  – Eliseu Maciel auditorium (Campus Capão do Leão (FAEM), UFPEL).

09:00 – 10:00    Conference 3 – Metabolites from algae with economical impact

Pio Colepicolo Neto – USP

10:00 – 10:40    Lecture 7 – Understanding Air Pollution, lung inflammation and the Major Histocompatibility Complex

Braulio Jimenez – University of Puerto Rico

10:40 – 11:40    Coffee Break / Poster Session (Group C)

11:40 – 12:20    Lecture 8 – Medical Biotechnology: research and development in cellular and molecular oncology

Fabiana Seixas – UFPel

12:20 – 14:30    Break (lunch)

14:30 – 15:10    Lecture 9 – Diagnóstico institucional da pesquisa na UFPel e perspectivas futuras”

Flavio Demarco – UFPel

15:10 – 16:10    Coffee Break / Poster Session (Group D)

16:10 – 17:10    Closing conference (4) – Forensic Genetics: Molecular Methods for Human Identification, Phenotyping and Familial Searching

Jorge Mario Cárdenas Paredes – Central University, Colombia.

17:10 – 17:30    Encerramento.

Saiba mais em https://wp.ufpel.edu.br/workshopppgbbio/ .

Publicado em 08/06/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.