Grupo de Estudos em Leitura Literária propõe ações no “Junho: mês para namorar livros”

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, impulsionou o Grupo de Estudos em Leitura Literária (GELL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a assumir, publicamente, seu romance com os livros. Para tornar esse namoro-compromisso emocionante, o Grupo, com o apoio da Sala de Leitura Erico Verissimo e do PET Educação, está promovendo ações de estudo, pesquisa e intervenção. O foco é reatar e aprofundar o gosto por livros, gêneros literários, autores e ilustradores brasileiros.

Conheça as datas e participe:

01 de Junho – Ensaio do espetáculo Pandolfo Bereba, de Eva Furnari. Local: Museu do Doce, 16 horas;

02 de Junho – Oficinas de leitura literária no XII Congresso Nacional de Educação em Valores Humanos, que ocorreu no IFSul – Campus Pelotas. Responsáveis: GELL e PET Educação;

03 de Junho – Presença do PET Educação no Estande da UFPel Fenadoce, com distribuição de folders ao público e do Manifesto por um Brasil Literário do Movimento por um Brasil Literário, de Bartolomeu Campos de Queirós. Responsáveis: Estudantes da Licenciatura em Pedagogia e petianas Rafaela Camargo e Tamires Goulart;

05 de Junho – Aula Pública na Biblioteca Pública Pelotense. Tema: A Literatura na Biblioteca. 14h, BPP. Público: Estudantes da UNATI – Universidade Abeta à Terceira Idade;

05 de Junho – Café Literário. Tema: Poemas no Mercado: Os cinco sentidos, de Bartolomeu Campos de Queirós. 16h, no Mercado Público. Para os Estudantes da UNATI – Universidade Abeta à Terceira Idade;

07 de Junho – Palestra: A leitura literária em meu projeto pedagógico. Palestrante: Tais Ferreira Braga. 19h, Sala 245. Público: 8º semestre da Pedagogia (FaE/UFPel);

08 de Junho – Abertura da Sala de Leitura Erico Verissimo ao público da cidade de Pelotas. Museu do Doce, das 15h às 17h;

08 de Junho – Ensaio do Espetáculo Lendo Simões. Texto escolhido: Melancia Coco Verde. GELL. 16h, Museu do Doce. Aberto ao público.

11 de Junho – Leitura na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow. Obras: Gente e Bichos – A Coleção Erico Verissimo para crianças. Alessandra Steilmann e Cláudia Souza, do PET Educação.

12 de Junho – Lançamento da Pesquisa interativa: Qual o seu grande amor quando se trata de livros? Anuncie aos quatro ventos o seu livro predileto.

14 de Junho – Aula na Livraria: 3º módulo do Curso Somos Loucos por livros, ofertado às Bibliotecárias do Município de Pelotas, RS;

14 de Junho – Leitura Literária. Obra: Pandolfo Bereba. 19h, Sala 245. Público: 8º semestre da Pedagogia (FaE/UFPel). Leitores: Cristina Rosa, Ieda Kurtz e Leonardo Capra;

15 de Junho – Abertura da Sala de Leitura Erico Verissimo ao público da cidade de Pelotas. Museu do Doce, das 15h às 17h;

15 de Junho – Ensaio do Espetáculo Lendo Simões. Texto escolhido: Melancia Coco Verde. GELL. 16h, Museu do Doce. Aberto ao público.

17 de Junho – PET Educação na Fenadoce. Distribuição do Manifesto por um Brasil Literário, de Bartolomeu Campos de Queirós e Movimento por um Brasil Literário. Entre 15h e 18h, no Estande da UFPel.

18 de Junho – Leitura na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow. Obras: Gente e Bichos – A Coleção Erico Verissimo para crianças. Alessandra Steilmann e Cláudia Souza, do PET Educação.

21 de Junho – Leitura Literária. Obra: A história mais triste do mundo, de Mário Corso. 19h, Sala 245. Público: 8º semestre da Pedagogia (FaE/UFPel). Leitora: Cristina Maria Rosa.

22 de Junho – Abertura da Sala de Leitura Erico Verissimo ao público da cidade de Pelotas. Museu do Doce, das 15h às 17h;

22 de Junho – Ensaio do Espetáculo Lendo Simões. Texto escolhido: Melancia Coco Verde. GELL. 16h, Museu do Doce. Aberto ao público.

22 de Junho – Leitura Literária para bebês. Escola Municipal de Educação Infantil Visconde de Ouro Preto, em Arroio do Padre. Público: Berçário, uma turma de três anos e duas turmas de quatro.

25 de Junho – Leitura na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow. Obras: Gente e Bichos – A Coleção Erico Verissimo para crianças. Alessandra Steilmann e Cláudia Souza, do PET Educação.

26 de Junho – Sarau literário da UNATI, a Universidade Abeta à Terceira Idade. Museu do Doce, 16h;

28 de Junho – Leitura Literária. Obra: Nós, de Eva Furnari. 19h, Sala 245. Público: 8º semestre da Pedagogia (FaE/UFPel). Leitora: Cristina Maria Rosa.

29 de Junho – Abertura da Sala de Leitura Erico Verissimo ao público da cidade de Pelotas. Museu do Doce, das 15h às 17h;

29 de Junho – Ensaio do Espetáculo Lendo Simões. Texto escolhido: Melancia Coco Verde. GELL. 16h, Museu do Doce. Aberto ao público.

30 de Junho – Publicação da lista de livros que surgiu como resultado da pesquisa Amor aos Quatro Ventos, iniciada em 12 de Junho por meio digital (WhatsApp) que buscou conhecer qual o grande amor do usuário por um livro.

Publicado em 06/06/2018, na categoria Notícias.