Ana Menezes é eleita para a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina

A pneumologista Ana Menezes, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi eleita para a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, em sessão realizada neste sábado (26), na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), em Porto Alegre. Na mesma solenidade, os acadêmicos elegeram também o médico psiquiatra Paulo Silva Belmonte de Abreu para integrar a instituição.

Menezes venceu um dos pleitos de maior quórum (42 votantes) entre as últimas eleições da Academia. Estavam concorrendo à vaga o ex-secretário estadual de saúde, João Gabbardo dos Reis, o médico cardiologista Carlos Jader Feldmann e o médico e professor universitário Fernando de Oliveira Souza.

Com o resultado da eleição, os acadêmicos enalteceram a escolha de uma representante do interior do estado e destacaram o fato de Menezes ser apenas a sexta mulher a ingressar no grupo: ela passa a integrar o corpo de 60 membros titulares da instituição. Fundada em maio de 1990, a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina é uma sociedade científica e cultural sem fins lucrativos, que reúne personalidades ilustres por suas contribuições para o desenvolvimento, a valorização científica e a ética da profissão médica.

Pioneira em estudos populacionais e políticas públicas em saúde pulmonar

Natural de Pelotas (RS), Ana Menezes é professora titular aposentada na área da Pneumologia e Clínica Médica na UFPel, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia na mesma universidade. Graduou-se em medicina na UFPel, com mestrado em pneumologia na Universidade de Southampton, na Inglaterra, e doutorado na especialidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com mais de 370 publicações científicas, é autora de trabalho classificado pelo Internacional Journal of Chronic Obstrutive Pulmonary Disease entre os cem clássicos da ciência mundial sobre doença pulmonar obstrutiva crônica – conjunto de enfermidades que podem levar à perda progressiva da capacidade respiratória, como bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Menezes coordena projetos nacionais e internacionais em pneumologia e saúde pública, especialmente ligados à prevalência de tabagismo, câncer e de doenças pulmonares. Na América Latina, é a coordenadora geral do Projeto Platino (Projeto Latino-Americano de Investigação em Obstrução Pulmonar), que consiste no primeiro levantamento de base populacional sobre doenças pulmonares crônicas na região. Em nível internacional, integra a comissão executiva do Estudo Multicêntrico de Câncer relacionado ao Tabaco. O estudo realiza pesquisas sobre a associação entre tabaco e câncer em diversas cidades do mundo, entre elas, São Paulo (SP) e Pelotas (RS), com financiamento da Comunidade Comum Européia e gerência do International Agency for Research on Cancer, sediado em Lyon, na França.

A epidemiologista teve contribuição decisiva para o estabelecimento de políticas públicas de prevenção do tabagismo. Com base em resultados de suas pesquisas populacionais em Pelotas, ela trabalhou, em parceria com o coordenador do programa antitabagista da Universidade Católica de Pelotas, Roni Quevedo, para a consolidação da Lei Antifumo (Lei 5.757) em Pelotas, proposta pelo vereador Ivan Duarte e em vigor desde 2010. À época, a cidade foi pioneira na adoção de lei antitabagista no Rio Grande do Sul.

Publicado em 06/06/2018, na categoria Notícias.