Projeto Piloto “Melhorias no Desempenho Acadêmico” apresenta resultados

O Projeto Piloto “Melhoria do Desempenho Acadêmico” é uma iniciativa que busca propor estratégias para elevar a taxa de conclusão dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesta quarta-feira (6), começam as apresentações dos resultados obtidos em consulta feita aos ex-alunos não concluintes dos cursos alvo do projeto.

Iniciado em outubro de 2016, o Projeto tem previsão de encerramento em outubro de 2019 com a publicação do relatório final. A iniciativa está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel como a primeira ação do 15º objetivo específico. Se restringe a um número pequeno de cursos presenciais de graduação, contemplando diferentes unidades acadêmicas, perfis de formação e níveis de evasão e retenção.

O Projeto conta com o aval dos colegiados dos cursos envolvidos, e é realizado por uma comissão composta por integrantes das Pró-Reitorias de Planejamento e de Ensino da UFPel, além de coordenadores de curso interessados. Essa comissão trabalhou até o momento na coleta dos dados de evasão, inclusive consultando diretamente ex-alunos não concluintes acerca das razões de seus respectivos desligamentos.

A análise de questionários aplicados a ex-alunos não concluintes foi encerrada nos primeiros meses de 2018, gerando dados, conforme a comissão, de destacada relevância para combater a evasão e a retenção. Esses dados serão agora apresentados às respectivas comunidades acadêmicas.

A primeira apresentação será para o Bacharelado em Museologia, nesta quarta-feira (6), às 10h30min, no Campus 2 da UFPel, na sala 206. Com duração prevista de 60 minutos, precederá debate aberto sobre a evasão e a retenção no curso em questão.

As próximas apresentações serão no dia 14h, às 9h, para o curso de Odontologia, na sala 54, e no dia 26, às 19h, para o curso de Ciências Sociais, em local ainda a confirmar.

Publicado em 05/06/2018, nas categorias Destaque, Notícias.