Pianista Eudóxia de Barros faz recital no Conservatório de Música

Nesta sexta-feira (8), às 19h30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, a pianista Eudóxia de Barros (SP) realizará recital em comemoração ao centenário da unidade. O evento é promovido pelo Sesc Pelotas, com apoio da UFPel, Conservatório de Música e ASSAMCON. A coordenação é do professor Marcelo Macedo Cazarré. Entrada franca.

Eudóxia de Barros – Dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se a levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista. Mesmo as cidades mais longínquas e pequeninas têm tido a oportunidade de apreciar um repertório de alto nível e cuidadosamente selecionado, no qual sempre se destacam obras-primas de compositores nacionais. Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVD . São um marco cultural importante para nosso país e um exemplo a ser sempre lembrado, aplaudido e imitado.

Foi eleita membro da Academia Brasileira de Música em 1989, ocupando a cadeira número 14 do patrono Elias Álvares Lobo. É co-fundadora e Presidente do Centro de Música Brasileira, entidade que se ocupa da defesa e difusão da música erudita brasileira e que existe desde 1984. Escreveu um livro de “Técnica Pianística” publicado pela Editora Ricordi/Musicalia, já na 2ª edição. Ao longo de sua carreira Eudóxia lançou trinta e um LPs, quinze CDs e dois DVDs . Foi convidada pela COMEP ( Comunicação Edições Paulinas ) a gravar a obra integral para piano do compositor Osvaldo Lacerda, gravação que começou em Outubro de 2015 e que a partilhou com mais seis pianistas escolhidos por ela porque tambem sempre tocaram obras do compositor; o lançamento dessa coleção, ocorreu em 23 de setembro de 2017, ano em que o compositor estaria completando 90 anos em março .Eudóxia ganhou muitos prêmios, inclusive um “Disco de Ouro” em 1975.

Eudóxia coordenou o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda que se realizou em Dezembro de 2015 em São Paulo ; no seu site www.eudoxiadebarros.com.br ainda se pode obter todas as músicas do compositor, para serem escolhidas e impressas . Em setembro de 2016 lançou seu livro biográfico intitulado “VALEU A PENA ? conversando com Eudóxia de Barros”, idealizado e escrito por Rosângela Paciello Pupo, editado pela MUSIMED, de Brasília.

SERVIÇO:

O que:  Pianista Eudóxia de Barros.

– Em Homenagem os Cem anos do Conservatório de Música da UFPel.

Quando: 08 de junho de 2018 às 19h30min.

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música (rua Félix da Cunha, 651).

Quanto: Entrada Franca.

Publicado em 04/06/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.