Museus ganham a rua nesta sexta-feira (18)

Quase 30 diferentes ações serão realizadas nesta sexta-feira (18) durante o evento Museus na Rua, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Alusivo à 16ª Semana Nacional dos Museus, o encontro tem a proposta de levar os museus da UFPel e da cidade para uma ação direta com a comunidade. O evento será realizado no Largo Edmar Fetter, em frente ao Mercado Público, das 14h às 19h30min.

O espaço vai mostrar as atividades realizadas pelas instituições fora dos seus espaços físicos. Ocorrerão mostras de acervos, sessão de cinema, oficinas, ações educativas, apresentações teatrais e gastronomia.

Essas ações, em comemoração ao “Dia Internacional dos Museus”, são promovidas pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, com apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Pelotas através da Secretária Municipal de Cultura.

Cronograma de atividades previstas

1. Ação educativa do HerbárioPel.

2. Ação educativa Quiz “Você conhece Astronomia?”

3. Ação Educativa: Lápis Astral Especial – disponibilização de material para as crianças desenharam temas de Astronomia ou pintarem desenhos prontos. (Utilização do material produzido pelo programa Universe Awareness – UNAWE, de ensino de Astronomia para crianças).

4. Ação Educativa: Laboratório de Educação Patrimonial (LEP) do Museu do Doce – atividades com jogos lúdicos sobre o patrimônio.

5. Ação Educativa: Monte seu Espectrômetro – oficina de montagem de um espectrômetro (separa as luzes de lâmpadas ou outra fonte) usando materiais simples. Inicia às 14h.

6. Ação educativa: Contação de Histórias: Stella e Giotto Procuram Aliens. Inicia às 15h.

7. Aula Aberta – “Coleções Hiperconectadas: os museus em contexto”, com o professor Diego Lemos, às 15h.

8. Apresentação do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração em Bens Móveis pelo grupo PET Conservação e Restauração.

9. Exposição: Mostra de animais taxidermizados que fazem parte do acervo do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter.

10. Exposição: Stand do UFPel Rocket Team. Exposição da equipe interdisciplinar de estudantes universitários que atuam na área de foguetemodelismo.

11. Exposição: As Tecnologias do Passado Rural – Poucos Objetos, Muitas Conexões. Mostra de objetos do acervo do Museu Gruppelli que guardam referência com os modos de vida da zona rural. Acompanhados de QR Code.

12. Exposição Cultura Material Escolar. Leitura do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”.

13. Exposição: Demonstração de procedimentos de limpeza de um artefato de arte funerária – Campa do Monumento Funerário Diehl do Cemitério São José/Porto Alegre.

14. Exposição Hubble: Legados Galileu. Exposição real e virtual sobre a evolução do imageamento na Astronomia, desde os desenhos de Galileu até as novas tecnologias representadas pelo telescópio espacial.

15 Stelarium: um Planetário Virtual – Projeção e explanação do programa Stellarium, mostrando as constelações, os movimentos dos astros, etc. Inicia às 14h.

16. Teatro de sombras: Histórias mitológicas sobre as constelações utilizando a técnica de sombras.

17. Projeção de um trecho do trabalho conjunto com o Centro de Artes, “Timbrar Bach”.

18. Oficina de Doodles.

19. Oficina de Origami – dobradura de papel para iniciantes. Vai ser desenvolvida em três momentos. a) Código de linhas presentes nos diagramas; b) desenvolvimento de modelos básicos; c) confecção de origami modular.

20. Caminhada da Percepção. Caminhada nas redondezas da Praça Coronel Pedro Osório a fim de instigar a percepção acerca dos objetos encontrados nas ruas, perdidos nos caminhos.

21. Astrolep Especial: observação através de telescópio astronômico. Ao longo do dia ele será usado para observar o Sol. À noite serão observadas a Lua (na fase crescente) e planetas.

22. Roda de Conversa – Café com Memórias. Atividade itinerante que promove a socialização e fortalece as memórias em relação ao saber-fazer do doce colonial. Tem por objetivo conectar histórias de vidas através de objetos do Museu Grupelli e do Museu Histórico de Morro Redondo.

23. Apresentação Teatral Doces Memórias. Performance teatral cujo enredo fictício foi criado a partir de elementos da tradição doceira colonial, realizado pelo Grupo de Teatro do Museu de Morro Redondo.

24. Visita guiada à Exposição de acervo do Museu da Colônia Maciel, que se encontra na casa 6 da Praça Coronel Pedro Osório.

25. Malg vai à rua. Lojinha do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.

26. Chefs na Rua: divulgação e comercialização de produtos do Curso de Gastronomia da UFPel.

27. Ação educativa do Museu Municipal Parque da Baronesa.

28. Mostra fotográfica: Ampliando Olhares nos Museus da Colônia – uma Rede Virtual de Memória. Organizada pelos Museus da Colônia Maciel e da Colônia Francesa.

29. Exibição de Filme com a temática Museu: parceria com o Sesc Pelotas, às 18h. Leve sua cadeira para assistir o filme.

Publicado em 16/05/2018, na categoria Notícias.