Pesquisadora lança livro inédito sobre registros de casamento

Para a professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Frantieska Schneid, moda,  fotografia e memória fazem parte do simbolismo de todo casamento. Foi esta a constatação da sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas que acaba de dar origem ao seu primeiro livro.

O tema é uma paixão antiga que fez parte do cotidiano da autora por toda vida. Filha da estilista Beth Schneid, Frantieska cresceu rodeada de vestidos e noivas no atelier da mãe. Por isso, no dia 24 deste mês, ambas celebram as lembranças e sentimentos que fazem parte de toda união. Frantieska com o lançamento de Vestidos da Memória: Os registros de casamento em um álbum de família, e Beth com um desfile de noivas inédito. Para a ocasião um local, é claro, carregado de história: a Bibliotheca Pública Pelotense.

O trabalho de pesquisa é inovador na área, já que pela primeira vez enfatiza a simbologia deste tipo de traje. Além disso, leva a peça muito além do vestuário do casamento, mas sob uma visão de registro histórico e identidade cultural. Para encerrar o projeto, a exposição Vestidos da Memória mostra o universo simbólico do casamento, apresentando imagens das décadas de 1940, 1950 e 1960 e um vestido de noiva dos anos 1990.
O quê: Lançamento de livro e desfile de noivas.
Quando: dia 24 de maio, 19h.
Onde: Bibliotheca Pública Pelotense – Praça Coronel Pedro Osório, 103.
Entrada franca.

Acompanhe mais informações em

Publicado em 15/05/2018, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.