Mostra Coexistir reúne a arte feita em quatro universidades

A UFPel realiza, até 16 de junho, a Mostra Universitária de Artes Arte Sul Coexistir, que reúne mais de 60 obras de 50 artistas das Universidades Federais de Pelotas, de Rio Grande (Furg), de Santa Maria (UFSM) e do Pampa (Unipampa). Além das exposições, que ocorrem em quatro locais da cidade, que são a Brahma, o Centro de Artes, a Casa do Senador e o Museu do Doce, são realizadas conferências e mesas-redondas com professores, pesquisadores e artistas das instituições.

A abertura oficial foi feita na noite desta segunda-feira (14), no auditório 2 do Centro de Artes da UFPel, com representantes das universidades envolvidas e com a conferência da coordenadora do mestrado em Artes Visuais da Instituição, Eduarda Gonçalves, que falou sobre a produção artística do Centro de Artes da Universidade. “Este evento é uma aproximação que já vinha sendo planejada há algum tempo”, registrou a professora, que mostrou os projetos de arte que resultam da atuação dos 111 docentes do Cearte da UFPel.

A Mostra é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec) da UFPel de formato expositivo, dedicado à promoção, divulgação e reflexão crítica de trabalhos artísticos à sociedade, como estratégia de formação de público à arte e à cultura.

“Tem como tema o emergencial estado da coexistência, formatando um significativo instrumento, um método para se pensar a arte acadêmica na sociedade contemporânea, contexto de um mundo complexo e repleto de contradições”, observam os organizadores.

Conforme a Prec, tem a proposta de apresentar a diversidade da produção artística e cultural produzida pelas Universidades Federais sediadas no interior do Estado do Rio Grande do Sul, em seus âmbitos acadêmicos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visa à promoção, circulação e formação de público para as manifestações artísticas e culturais e, consequentemente, para a integração entre artistas e sociedade.

O evento se desenvolveu a partir da seleção de artistas  de cada instituição envolvida. “Praticada com autonomia, as escolhas respeitaram critérios específicos, pautados pelas especificidades das obras e a infraestrutura dos espaços disponíveis. O evento conta com duas modalidades formativas, que são conferências sobre o tema A Formação do Artista no Âmbito Acadêmico e visitações guiadas, que podem ser pré-agendadas”, informa a organização.

Locais das exposições:

Brahma- Benjamin Constant, 1071. (Das 10h às 16h)

Galeria A Sala do Centro de Artes- Alberto Rosa, 62. (Das 14h às 20h).

Casa do Senador – Lobo da Costa, 859. (Das 10h às 18h)

Museu do Doce – Praça Coronel Pedro Osório, 8. (Das 14h às 18h)

Veja toda a programação e informações sobre os eventos e exposições em https://wp.ufpel.edu.br/artesul/ .

Publicado em 15/05/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.