UFPel e Sindicato dos Engenheiros do RS aproximam relações

O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, recebeu, nesta quinta-feira (10), o diretor presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul (SENGE/RS), Alexandre Wollmann. Na ocasião, os dirigentes trataram da aproximação entre as duas entidades, o que beneficiaria especialmente os estudantes da área.

De acordo com Wollmann, o Sindicato vem estreitando laços com as instituições de Ensino Superior do estado e a intenção é formalizar em breve um convênio com a UFPel.

Com 75 anos de história e cerca de 16 mil associados, o SENGE atua na defesa e valorização das carreiras dos profissionais representados. A proposta do convênio “guarda-chuva” com a UFPel poderá trazer, adiantou o diretor presidente, diferentes frentes de atuação conjunta. Isso inclui, por exemplo, agenciamento de estágios e cômputo de horas complementares aos estudantes quando da participação em eventos e ações do Sindicato. Da mesma forma, poderá possibilitar a apresentação da entidade nas disciplinas introdutórias dos cursos de Engenharia e em eventos acadêmicos.

O diretor presidente destaca que um dos papeis desempenhados pela entidade é a busca por ações que diminuam os altos índices de evasão nos cursos da área, segundo ele geralmente motivados por uma formação muitas vezes deficitária de Matemática do Ensino Médio. “No Brasil, a cada cem ingressantes, apenas 23 conclui o curso. Formamos apenas 81 mil engenheiros por ano, um índice muito baixo comparado a outros países”, alertou, destacando que é preciso motivar os estudantes.

Publicado em 11/05/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.