Início do conteúdo

2018 será ano de transição para o serviço de RU na UFPel

Atendendo a exigências dos órgãos de controle, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem realizado uma série de ações para planejar e implementar processos licitatórios com vistas à terceirização dos serviços de alimentação coletiva, assim como é feito na maioria das Universidades pelo país. Dentre as novidades, estão a nova unidade central do RU, a perspectiva da inauguração do RU do Campus Anglo e o funcionamento do RU do Capão do Leão à noite.

Nova unidade no Centro
De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Mário Azevedo Júnior, a fim de atender à recomendação dos órgãos de controle e demonstrar que a UFPel está trabalhando de forma concreta para regularizar o serviço de alimentação, optou-se por licitar parte da demanda hoje atendida no centro da cidade, especificamente no Restaurante da rua XV de Novembro. A licitação dos demais serviços ocorrerá ao longo do ano, conforme a liberação dos novos espaços (RU do Anglo e RU da nova CEU). O processo também envolverá o RU do Campus Capão do Leão, o qual incluirá o atendimento à noite, como parte das ações que viabilizarão o funcionamento noturno do Campus.

Além disso, a Gestão Central teve que lidar concomitantemente com a entrega do prédio da antiga Casa do Estudante, local que também abriga a Unidade de RU da rua General Telles, ou mais conhecido como RU da antiga CEU. O acordo com as proprietárias do prédio para a manutenção do aluguel apenas do térreo (espaço utilizado pelo RU) se concretizou apenas no dia 1º de fevereiro deste ano. Essa Unidade de RU, além do atendimento de aproximadamente 700 almoços durante a semana (complementando a demanda de cerca de 1,4 mil almoços do RU da XV) e da capacidade em atender o serviço de café da manhã para os bolsistas integrais, é estratégica para o serviço atualmente prestado, pois essa Unidade dispõe dos equipamentos de armazenamento e preparo de alguns alimentos que não são possíveis de serem realizados no RU da XV de Novembro.

Local
No processo licitatório implementado exigiu-se que a responsabilidade pelo local de atendimento fosse da empresa contratada, uma vez que a Universidade não possui espaço próprio para a instalação de um restaurante no centro (o RU da XV é alugado pela FAU). As características do RU da XV (capacidade de atendimento) foram utilizadas como referência para o processo licitatório. Devido à impossibilidade de restringir muito a localização do restaurante, sob pena de se ver configurada uma ilícita restrição a possíveis licitantes, definiu-se uma área central da cidade como possível de receber o serviço, minimizando ao máximo a quebra de uma rotina que a comunidade da UFPel já possui. Desta forma, se fosse interesse da empresa e do proprietário do imóvel, o mesmo espaço poderia ter sido escolhido.

A empresa vencedora da licitação assinou contrato com a UFPel no dia 6 de março e recentemente definiu o local onde instalará essa nova Unidade do RU. O prédio fica na rua Santa Cruz, entre as ruas Tiradentes e Lobo da Costa, distante quatro quadras do RU da XV de Novembro, mais próximo das Unidades Acadêmicas da Odontologia e da região do Porto. A empresa trabalha na preparação do prédio e aguarda algumas liberações do município para estar apta a oferecer seus serviços. A data para início do atendimento está prevista para o dia 2 de maio, embora ainda possa ser adiada.

Independentemente da data em que for iniciado o atendimento nesse novo local, a Gestão Central manterá o funcionamento do RU da XV de Novembro até contar com absoluta certeza do início do atendimento pela empresa contratada. Além disso, a PRAE se compromete a divulgar essa mudança com antecedência mínima de uma semana.

Funcionamento
Sobre o funcionamento, não haverá alteração nos valores praticados para estudantes (R$2,00) e servidores (R$8,00) pagantes, bem como será de livre acesso aos alunos bolsistas. O local já faz parte da rota do transporte de apoio (Rua Tiradentes, ao lado do prédio do Salis Goulart), favorecendo o deslocamento dos estudantes nos horários de almoço e janta.

A nova Unidade de RU funcionará de segunda à sexta, no almoço e janta. O RU da antiga CEU também estará aberto durante o almoço. Nos finais de semana as refeições serão servidas no RU da antiga CEU.

“Esperamos que a empresa que prestará esse importante serviço à nossa comunidade possa ter sucesso e rapidamente estabeleça uma relação de parceria e confiança com nossos alunos e servidores”, destaca o pró-reitor.

Motivação
Há muitos anos (desde 2010) os órgãos de controle vêm apontando a inadequação de que o serviço de alimentação na UFPel seja oferecido mediante o convênio “Projeto Interdisciplinar de Restaurante Escola” (PIRES), que, vinculado à Fundação de Apoio Universitário (FAU) é responsável pela administração das três Unidades do RU da Universidade. O mais recente de tais apontamentos deu-se por ocasião da última auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), realizada no primeiro semestre de 2017.

Os estudos para a viabilização dos processos licitatórios com vistas à terceirização iniciaram no final do primeiro semestre de 2017 e culminaram com a realização de uma licitação que envolverá parte da demanda por serviços de alimentação da UFPel já nesse semestre. A concretização desse processo licitatório (homologação do resultado) ocorreu nos primeiros dias de janeiro de 2018.

A tarefa de desenvolver um processo licitatório dessa natureza e magnitude, por si só, é muito difícil, explica o pró-reitor. No caso da UFPel, pelo reconhecimento ao trabalho de excelência prestado por todos os trabalhadores, sob a coordenação da nutricionista e responsável técnica Moema Zambiazi, essa tarefa se torna ainda mais complicada. Também em respeito a eles o processo tem sido tratado com responsabilidade e cautela, evitando-se trabalhar com prazos e estimativas não concretas. A coordenação do PIRES tem sido informada de todas as etapas do processo desde o seu início. No passado, em outras oportunidades, notícias sobre mudanças (que não se concretizaram) instauraram um clima de desconforto e incertezas desnecessários entre os trabalhadores, responsáveis diretos por um serviço de extrema responsabilidade e importância para milhares de pessoas diariamente. Para evitar isso, a Gestão da UFPel aguardou a concretização de etapas fundamentais, como a assinatura do contrato e algumas garantias sobre o cumprimento dos requisitos contratuais.

A necessidade urgente de que a UFPel realizasse a licitação para terceirização de seus RUs coincidiu com algumas situações que tornaram o processo ainda mais difícil. A primeira delas foi a concretização do projeto do Restaurante Universitário no Campus Anglo, iniciada em 2017 e com data prevista para término da obra em julho de 2018. A partir da disponibilização desse local a UFPel poderá planejar em definitivo o serviço de atendimento à sua comunidade, pois obrigatoriamente haverá uma natural migração de público para esse novo local.

Outra demanda importante a ser atendida nos próximos meses diz respeito ao RU da nova Casa do Estudante. O espaço destinado para o RU ainda carece de reformas e adaptações e, o mais breve possível, os moradores da CEU contarão com o serviço de café da manhã diário e todas as refeições aos finais de semana.

Publicado em 23/04/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.