Duo Velloso-Duwe estreia dia 27

Continuando a intensa programação comemorativa aos Cem do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no dia 27 de abril ocorre a estreia do Duo Velloso-Duwe. O evento será às 19h, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música (Rua Félix da Cunha, 651).

A atividade é uma promoção do Conservatório de Música da UFPel e tem apoio da Associação dos Amigos do Conservatório (ASSAMCON). A coordenação é do professor Rafael Velloso. A entrada é franca.

Piano e Saxofone
O duo do pianista Menan Duwe e do saxofonista Rafael Velloso, ambos professores do curso de Música da Universidade Federal de Pelotas, foi formado no final de 2016 com o intuito de pesquisar e explorar as possibilidades de obras camerísticas tendo em comum um repertório brasileiro para seus instrumentos. No ano em que a UFPel comemora o centenário de seu Conservatório de Música, o duo se prepara para a sua primeira montagem de um repertório inteiramente dedicado a esta formação, tendo como o objetivo mapear as propostas improvisatórias e de arranjo na escrita para saxofone e piano de Radamés Gnattali, interpretando as obras mais conhecidas e recriando parte do repertório do compositor com base na prática de música popular brasileira.

Menan Duwe – Pianista e professor de música, formado no curso de Bacharelado em Piano pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na subárea de Práticas Interpretativas, sob orientação da professora doutora Catarina Domenici.

Rafael Velloso – Bacharel em Música com habilitação em saxofone pela Universidade Estácio de Sá, licenciado em Música e Mestre em Musicologia / Etnomusicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Musicologia / Etnomusicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 2011 e 2015 iniciou a sua pesquisa de doutorado sobre Radamés Gnattali no Departamento de Música da UFRGS trabalhando no grupo de investigação GEM dirigido pela doutora Elizabeth Lucas com o tema História e Agência da Música Brasileira.

Radamés Gnattali, pianista, compositor e arranjador nasceu em 1906 na cidade de Porto Alegre e se formou em piano no Instituto de Artes da cidade com o professor Guilherme Fontainha. Dono de uma técnica e criatividade muito admiradas, Gnattali se mudou para a cidade do Rio de Janeiro em 1932 e logo passou a trabalhar em seus primeiros anos de vida profissional com arranjos de música popular, sem abandonar, porém, o estudo de seu primeiro e principal instrumento o piano. Em seus 30 anos de atividade na Rádio Nacional, Radamés, ou “Radar” como era conhecido pelos colegas músicos, observava com interesse os músicos que lhe chamavam atenção e logo compunha temas inspirados em suas práticas instrumentais. Foi assim que o compositor produziu um repertório variado, baseado na improvisação e interpretação de inúmeros músicos notáveis dentre eles alguns saxofonistas, tais como: Paulo Moura, Sandoval Dias, Zé Bodega e Luís Americano.

1–Bate–Papo
2–Caminhos da Saudade
3–Monotonia
4–Valsa Triste
5–Devaneio
6–Brasiliana N. 7
7–Uma rosa para Pixinguinha/Rosa
8-Remexendo

Serviço:
O que: Duo Velloso-Duwe – Homenageando os Cem anos do Conservatório de Música
Quando: 27 de abril de 2018, às 19h
Onde: Conservatório de Música – Salão Milton de Lemos (Rua Félix da Cunha, 651)
Quanto: Entrada Franca

Publicado em 19/04/2018, nas categorias Destaque, Notícias.