UFPel lança Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado

A Universidade Federal de Pelotas lançou, por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), mais uma iniciativa para a qualificação de seus programas de pós-graduação e para a permanência de seus estudantes: o Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado (PIB-MD). Serão investidos em 2018 R$ 285,6 mil, oriundos de recursos próprios da UFPel, em dez bolsas de mestrado e quatro de doutorado.

A iniciativa vem unir-se a outros programas institucionais de bolsas existentes em diversas áreas, mas que ainda não contemplavam estudantes de mestrado e doutorado. Além disso, tais bolsas somam-se àquelas reservadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) para serem distribuídas pela instituição, em proporção de 10% do total. Dessa forma, juntando ambas, a PRPPGI terá à sua disposição 35 bolsas para mestrandos e 18 para doutorandos para serem concedidas de acordo com seus critérios.

Na UFPel, a ideia é que a prioridade seja dada a estudantes selecionados por meio de políticas de acesso afirmativo. Tal entendimento é fruto da política de permanência desses alunos aprovada em 2017, como consequência da reserva de vagas nos programas de pós-graduação. Já no último edital de bolsas da Capes distribuídas pela pró-reitoria houve a priorização. De acordo com o coordenador de Pós-Graduação da PRPPGI, Rafael Vetromille, nessa ocasião, todos os inscritos nessa modalidade tiveram seu pedido concedido.

O pró-reitor Flávio Demarco destaca que a alocação de recursos para esse programa é uma forma de focar as atenções da Universidade nas atividades-fim, ou seja, no ensino, na pesquisa e na extensão. “Mesmo na crise financeira que vivenciamos no serviço público federal, consideramos isso um investimento estratégico”, explica. De acordo com o gestor, o PIB-MD auxiliará tanto os alunos de acesso afirmativo a manterem seus estudos, quanto os próprios programas, que contarão com pesquisadores mais produtivos: “Um aluno bolsista significa mais dedicação ao programa”.

As bolsas do PIB-MD terão duração de 12 meses, com possibilidade de renovação, conforme disponibilidade orçamentária.Os primeiros bolsistas já foram contemplados, a partir do edital de bolsas da Capes, obedecendo os mesmos critérios de priorização.

Publicado em 18/04/2018, nas categorias Destaque, Notícias.