FAEM lança comemorações dos 135 anos

Foi dada a largada para o início das festividades que vão marcar os 135 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel). Serão exposições, inauguração de memorial, livro comemorativo, reativação da Associação de Egressos e a campanha “FAEM 135 Anos: História de Muitas Memórias”, que ocorrerão até dezembro, mês de aniversário do curso.

O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (9), no Campus Capão do Leão. O reitor, Pedro Curi Hallal, destacou que essa será uma das festividades mais significativas dos próximos anos na UFPel, junto ao centenário do Conservatório de Música e dos 50 da própria Universidade – da qual a FAEM foi célula fundadora. “A história da UFPel começa aqui. A FAEM é patrimônio da Universidade e da sociedade brasileira, referência em qualquer lugar do país”, destacou, lembrando a proposta de valorização do Campus Capão do Leão com ações como seu funcionamento em três turnos e o retorno das reuniões do Conselho Universitário no local.

O diretor, Dirceu Agostinetto, apresentou a programação e disse que ela estará atrelada a atividades de qualificação de infraestrutura, gestão de ensino, congregação de egressos e outras frentes de trabalho que valorizem a trajetória da FAEM.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, apresentou o livro comemorativo que será publicado. A obra será dividida em três partes – história, pessoas e memórias coletivas. “A FAEM é uma Faculdade estimada e representativa. Cada um dos objetos históricos é uma cápsula do tempo e tem a potência de falar de nós. Que esses 135 anos sejam apresentados como promessa de futuro”, ressaltou.

Site reunirá informações
A partir do dia 16, estará on-line um site que concentrará todas as informações da programação dos 135 anos, além de trazer uma prévia da instalação do Memorial Maria Eulália da Costa – a primeira agrônoma do Brasil, formada pela UFPel -, que deverá ser inaugurado em dezembro e será o receptáculo do acervo de documentos, fotografias e outros objetos históricos da FAEM. Até agora, 900 imagens já foram catalogadas pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), entre outros materiais.

É pelo site também que os ex-alunos e simpatizantes da FAEM poderão aderir à campanha “História de Muitas Memórias”. A ação busca arrecadar fundos para a construção do Memorial e atividades de promoção da FAEM. Há as categorias Pessoa Física e Pessoa Jurídica e, conforme os planos escolhidos, o colaborador receberá produtos simbólicos com a marca dos 135 anos.

A página poderá ser acessada em link nas páginas da Faculdade de Agronomia e da PREC, a partir do dia 16.

Atividades já agendadas:
8/5 – Exposição da Fitotecnia
11/5 – Assembleia para votação do Estatuto e eleição da diretoria da Associação de Egressos, no Salão Nobre da FAEM
8/6 – Exposição do Departamento de Ciências Sociais Agrárias
9/7 – Exposição do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial
8/8 – Exposição do Departamento de Zootecnia
10/9 – Exposição do Departamento de Engenharia Rural
8/10 – Exposição do Departamento de Solos
8/11 – Exposição do Departamento de Fitossanidade
7/12 – Exposição conjunta dos departamentos
*A programação será atualizada permanentemente no site dos 135 anos da FAEM.

Reconhecimento
Depois do lançamento, houve a solenidade de inauguração da fotografia do ex-diretor Manoel Luís Brenner de Moraes na galeria de dirigentes da FAEM. Depois, foi concedido o nome do professor José Carlos Fachinello ao prédio do Laboratório de Agronomia (LabAgro), como homenagem à sua dedicação, comprometimento e profissionalismo. Houve, ainda, bênção aos presentes e almoço por adesão no CTG Os Carreteiros.

Publicado em 10/04/2018, nas categorias Destaque, Notícias.