Escritores argentinos do I Intercâmbio Cultural Brasil-Argentina visitam a UFPel

Ocorreu, entre os dias 26 e 30 de março, o I Intercâmbio Cultural Brasil-Argentina: Conexiones em Prosa y Verso, organizado pelo Programa GRAU, sob coordenação da professora Marisa Helena Degasperi, do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, em parceria com o Instituto Cultural Latino-americano, de Junín, Argentina, representado pela sua presidente Rosana Silva.

O evento promoveu uma mesa redonda sobre Literatura e Acessibilidade e dois saraus literários, dos quais participaram, também, os alunos da UFPel Seila Islabão, Sanmi Guimarães, Denize Alves, Nathaly Nalério e Francisco Muenzer e o escritor Jairo Luis de Souza . Na ocasião, foram lançados o livro de autoria de Rosana Silva “Teatro”, Edição bilíngue Espanhol-Português, com tradução da aluna Fernanda Caroline Peretta e da professora Marisa Degasperi, ambas do Curso de Bacharelado em Letras Tradução Espanhol-Português da UFPel, e o livro “Poemas na mochila”, do escritor canoense Jairo Luis de Souza, também em edição bilíngue, com tradução da professora Marisa.

Os escritores argentinos, além das atividades acadêmicas, puderam conhecer um pouco da história da cidade de Pelotas em visitas e excursões guiadas a diferentes pontos turísticos da cidade: o Theatro Guarany, o Casarão 6, o Museu do Doce (Casarão 8), a Bibliotheca Pública Pelotense, o Museu da Baronesa, a Colônia francesa, o Museu Grupelli, a Cachoeira da Pousada e a Praia do Laranjal. O grupo também conheceu as delícias gastronômicas do Restaurante Grupelli e do Café Colonial Paiol, em Morro Redondo. As visitas foram mediadas pelos estudantes Leandro Pereira, do Curso de Museologia e Marcelo Lima e Maurício Maschke Pinheiro, do Curso de Antropologia da UFPel que expuseram a parte histórica da cidade.

Os integrantes do Programa GRAU, alunos e professores da UFPel, acompanharam o grupo argentino em todos os eventos e estabeleceram laços de amizade, o que efetivou o objetivo principal deste intercâmbio cultural e linguístico.

Conforme a organização do evento, os visitantes argentinos demonstraram muita satisfação em conhecer as belezas e a história de Pelotas e já planejam retornar no próximo ano.

Publicado em 02/04/2018, na categoria Notícias.