Período de solicitação de rematrículas ocorre nos próximos dias

Estará disponível, a partir desta sexta-feira (16), até segunda (19) às 23h59min, o sistema para solicitação online de rematrículas para as disciplinas dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas. Esta é apenas a primeira etapa do processo e não garante a matrícula nas disciplinas desejadas. A não realização da matrícula ou do trancamento geral do curso caracteriza abandono do curso.

Os estudantes devem escolher apenas entre as cadeiras disponíveis do seu curso ou aquelas do banco universal, tanto optativas, quanto livres. Após o período de solicitação de matrícula, no dia 20 de março, haverá o processamento das solicitações. Nesse mesmo dia, poderá ser consultada a concessão da vaga naquela disciplina. Cabe salientar que a ordem de solicitação não é a ordem de prioridade.

Nos dias seguintes, de 21 a 27 de março, deverão ser realizadas, caso necessário, as correções. Isso pode se dar caso o estudante queira modificar a matrícula solicitada ou se não conseguiu a matrícula em todas as disciplinas desejadas. Esse procedimento deve ser feito diretamente no colegiado de curso.

Matrículas especiais poderão ser feitas nos dias 28 e 29 de março, para até duas matérias de outros cursos, caso haja disponibilidade de vaga. Nessa situação, o estudante deverá apresentar uma autorização do seu coordenador de curso, além de ter os pré-requisitos necessários e não ter colisão de horários. Tal ação deve ser feita no colegiado do curso que oferece a disciplina.

Vale ressaltar que os cursos podem definir cronogramas próprios para correção de matricula e matrícula especial, desde que estejam dentro das datas previstas pelo Calendário Acadêmico.

Estudantes que ingressam na UFPel neste primeiro semestre letivo de 2018 não precisam fazer a solicitação de matrícula, pois já estão devidamente matriculados nas disciplinas dos seus cursos.

Publicado em 15/03/2018, na categoria Informes Acadêmicos.