Nota de Pesar – Professor arquiteto Ari Marangon

A Universidade Federal de Pelotas comunica, com pesar, o falecimento, na manhã da terça-feira (13), do professor Ari Marangon. O docente já estava aposentado e foi fundador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Ele contava 84 anos de idade. Sua trajetória profissional está relatada, em parte, no livro Ari Marangon, 25 Anos de Arquitetura, de autoria da professora Rosa Rolim de Moura.

Marangon nasceu em Passo Fundo, em 1934, e morava em Pelotas desde 1962, onde projetou prédios e contribuiu com a criação de cursos de Arquitetura e de Engenharia. As obras do arquiteto, notabilizadas nos estilos clássico e moderno, renderam livros estudados nas universidades em que atuou.

Formou-se em Arquitetura em Porto Alegre, na UFRGS. Além de ser um dos criadores do curso de Arquitetura na UFPel, fundou também a Engenharia Civil na UCPel. Executou obras de prédios no entorno da praça Coronel Pedro Osório e casas na zona norte da cidade. Em Rio Grande, foi um  dos fundadores do curso de Engenharia Civil na Furg.

Era viúvo de Therezinha e deixa duas filhas, Márcia e Vera, e um neto, João Vitor.

Publicado em 13/03/2018, na categoria Notícias.