Início do conteúdo

PPG em Enfermagem realiza Semana de Integração

Na perspectiva de construção do conhecimento e congraçamento entre os alunos e professores, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou, de 5 a 9 de março, sua Semana de Integração 2018. Foram promovidas palestras de cunho acadêmico-científico, rodas de conversa e confraternizações, buscando o acolhimento dos novos estudantes e, também, a reafirmação do compromisso do Programa para com os veteranos (e destes para com o Programa).

Conforme a coordenadora do PPG, professora Elaine Thumé, o evento busca incentivar os acadêmicos e evidenciar o compromisso social do Programa. “A construção do conhecimento está alicerçada nas demandas sociais. Estamos em uma Universidade pública, financiada com orçamento público, e precisamos devolver à sociedade esse investimento”, observou. De acordo com a docente, faz parte da missão do PPG preparar pesquisadores e professores inseridos no espaço público.

Além da atuação nessa linha, o Programa vem reforçando sua perspectiva de internacionalização, discutindo a necessidade de investimento em línguas estrangeiras e mobilidade. A diversidade de formação dos mestrandos, doutorandos e corpo docente, que conferem uma amplitude de enfoques ligados especialmente à saúde pública, também é outro dos aspectos destacados pela coordenadora.

Dentre os temas abordados na Semana de Integração estavam estratégias para o alcance da excelência acadêmica, responsabilidade social, ética, desafios da publicação científica, entre outros.

Na quinta-feira (8), houve o lançamento do livro “Plantas Medicinais: do Bioma Pampa no Cuidado em Saúde”, das professoras Rita Maria Heck, Márcia Vaz Ribeiro e Rosa Lía Barbieri. A publicação é uma parceria com a Embrapa Clima Temperado.

Publicado em 09/03/2018, nas categorias Destaque, Notícias.