Início do conteúdo

Mesa-redonda aborda as narrativas místicas e o imaginário pelotense

Como parte das ações educativas da exposição “O museu abriga o mito: Diferentes olhares sobre Cigana Terena”, atualmente sendo realizada no Museu do Doce da UFPel, o curso de Museologia promove nesta quinta-feira (22) a mesa-redonda “Narrativas míticas e o imaginário pelotense”. O momento contará como debatedores a professora Claudia Turra, a assistente social Angelita Ribeiro e Diego Ribeiro.

A professora trará as reflexões sobre um projeto em andamento com a matriarca de um quilombo próximo a São Lourenço do Sul, que nasceu no castelo Simões Lopes, onde seus pais eram empregados. A proposta é expor um ensaio fotográfico sobre o tema e um trecho do vídeo, estabelecendo um paralelo com o caso da cigana Terena.

Já Angelita falará sobre a sua pesquisa etnográfica na Colônia Z3 intitulada “Bruxas, Lobisomens, Anjos e Assombrações na Costa Sul da Lagoa dos Patos – Colônia Z3, Pelotas: Etnografia, mitologia, gênero e políticas públicas”. A pesquisadora trará à discussão a fala dos próprios moradores da Colônia.

Por fim, Ribeiro trará a discussão para o âmbito da Museologia, questionando se, de fato, “o museu abriga o mito?”. Ele parte do pressuposto de que as diferentes cosmovisões que compõe a sociedade pelotense fazem parte de sua memória compartilhada e, portanto, são temáticas relevantes para os museus da cidade.

A atividade ocorrerá a partir das 19h, no auditório do Museu do Doce.