Obras do novo HE recebem visita de senadora. Hospital pede apoio para obtenção de recursos

As obras do Bloco 3 do novo Hospital Escola (HE) da UFPel, que será dedicado à Oncologia, receberam, no fim da tarde da segunda-feira (12), a visita da senadora Ana Amélia Lemos. A convite da Superintendência do HE, a senadora, que cumpria agendas na Zona Sul do Estado, pode verificar in loco a situação das obras e tomar ciência das necessidades da Universidade para a complementação dos trabalhos. Na oportunidade, a superintendente do HE da UFPel/Ebserh, Vera Silveira, entregou ofício à parlamentar gaúcha solicitando apoio na obtenção dos recursos faltantes para a conclusão da obra, estimados em R$ 5 milhões.

“Tendo em vista o valor inicial orçado para a obra, R$ 16,9 milhões, considerando que estão empenhados 11,9 milhões e estimando-se que o saldo de recursos orçamentários empenhados seja executado ainda no primeiro semestre de 2018, fica criada a necessidade de dispormos de R$ 5 milhões para complementação do empenho destinado aos valores de contrato atualizados”, considerou a superintendente, no documento entregue à senadora.

No ofício, a Superintendência do HE pede apoio da parlamentar no que tange a emendas parlamentares que possam ser aplicadas na continuidade da obra, visto que mais da metade do trabalho já está concluído. No documento é solicitado ainda que a senadora possa auxiliar na captação dos recursos em outras esferas do Governo Federal, para que não seja preciso paralisar a obra.

Durante a visita, a senadora Ana Amélia parabenizou a equipe do HE  e a Universidade pelo zelo e rigor no uso dos recursos públicos e por todo o trabalho realizado.

Centro de Referência

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, filial EBSERH, é um centro de referência na área de saúde, cem por cento SUS, que atende a 23 municípios da Zona Sul do RS, englobando uma população de 882 mil habitantes.

Visando melhorias em Oncologia, área em que o HE é referência, foi iniciada em novembro de 2016 a construção do Bloco 3 do novo Hospital Escola. Um espaço de 4.770 metros quadrados, distribuídos em três pavimentos, localizado junto à Faculdade de Medicina da UFPel.

“Cabe destacar que essa construção é de suma importância do ponto de vista estratégico do HE, uma vez que a maioria das atividades são desenvolvidas em prédios locados, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral anseiam pela conclusão desse projeto para atender as necessidades assistenciais e de ensino”, destacou a professora Vera.

Além das demandas referentes à Oncologia, o Bloco 3 contemplará também as necessidades de graduação e pós-graduação das áreas Multiprofissionais, incluindo Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Farmácia e Odontologia.

Publicado em 14/02/2018, na categoria Notícias.